2011-04-30

2 de maio 2011
Os projetos selecionados, no âmbito do Subprograma 3 do PRODER - Abordagem LEADER, Marviflora (ADREPES), Praia Fluvial de Aldeia do Mato e Central Parque (TAGUS) somam mais de meio milhão de euros de investimento total e oito novos postos de trabalho.
A visita do Ministro da Agricultura, de Desenvolvimento Rural e das Pescas, António Serrano, acompanhado pela gestora do PRODER, Gabriela Ventura, e o diretor da DRAP LVT, Nuno Russo, está agendada para a próxima segunda-feira, 2 de maio.
A comitiva, integrando os presidentes de câmara dos municípios a visitar, representantes dos respetivos Grupos de Ação Local (GAL), beneficiários dos projetos, entre outros representantes de entidades locais, dá os primeiros passos em Abrantes, território de intervenção da TAGUS - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior.
Praia Fluvial da Aldeia do Mato
 
É aqui, emoldurado pela Barragem de Castelo do Bode, que ganhou forma o projeto de dinamização da Praia Fluvial de Aldeia do Mato. Os beneficiários do projeto (Segredos de Aldeia - Nova Aventura, Lda.) não resistiram ao encanto da água e das gentes da região e decidiram investir na requalificação e modernização das infraestruturas de apoio à praia fluvial.
O projeto, no âmbito da Medida 3.1 Diversificação da economia e criação de emprego, Ação 3.1.3 Desenvolvimento de atividades turísticas e de lazer, num investimento total de 186.368,27 euros, 111.820,96 de Despesa Pública, permitiu a criação de dois postos de trabalho.
Central Parque
 
Depois, a comitiva segue para Santa Margarida da Coutada, Constância, ao encontro da unidade de restauração Central Parque, enquadrado na mesma Medida/Ação.
A infraestrutura de apoio ao Parque Ambiental de Santa Margarida, com capacidade para servir 120 refeições, evidencia-se pelo seu carácter criativo, pela implementação de boas práticas e a utilização eficaz dos recursos envolventes. A preocupação pela qualidade dos produtos, a estética do espaço, exigência no atendimento e a envolvente paisagística foram complementados pelo gosto e experiência do beneficiário - Claudirui, Restauração, Lda. O projeto garantiu dois postos de trabalho.
Marviflora
 
À tarde, já em território de intervenção da ADREPES - Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal, o objetivo do Ministro da Agricultura é abrir as portas da Marviflora.
Uma empresa de cariz familiar, em Águas de Moura - Marateca, Palmela, que se dedica à produção de licores tradicionais portugueses. Um projeto de 229.543,90 euros de investimento total, 137.726,34 dos quais Despesa Pública, e que permitiu a criação de quatro postos de trabalho.
O investimento, no âmbito da Medida 3.1/Ação 3.1.2 Criação e desenvolvimento de microempresas, contemplou a aquisição de equipamento industrial, a criação de um laboratório de melhoramento constante dos produtos e a inovação, e o desenvolvimento de uma estratégia de marketing para a promoção e comercialização da marca «Nobre Terra».
Para a ADREPES, a criação desta empresa é demonstrativa da importância dos apoios do PRODER nos territórios rurais permitindo a criação de microempresas que estimulam a economia local, criando emprego e fomentando a produção agrícola, contribuindo para a prossecução dos objectivos da estratégia local de desenvolvimento.
Esta visita surge na sequência da divulgação realizada pela DRAP LVT (Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo) dos projetos aprovados na região do Vale do Tejo, na abordagem LEADER do PRODER.
| Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. | 
| ELARD
 
 A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. | 
| 54 Projetos LEADER 2014-2020  Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. | 
| Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. | 
  
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
 
		[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]