Ministro da Agricultura entrega contratos Eixo 3 PRODER Centro

2011-02-04

3 de Fevereiro de 2011, Trancoso

«O mais pequeno apoio, a criação de um posto de trabalho, tem um impacto enorme nos territórios». Foi com estas palavras que o Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, António Serrano, destacou a importância da Abordagem LEADER ao encerrar a sessão pública de entrega de contratos PRODER, Subprograma 3, da região Centro.

A cerimónia teve lugar na passada quinta-feira, dia 3 de Fevereiro, em Trancoso, na nova sede da Raia Histórica (inaugurada na ocasião), contando também com as presenças do Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Rui Barreiro, do Governador Civil da Guarda, Santinho Pacheco, e da Gestora do PRODER, Gabriela Ventura, perante um auditório completo.

O Presidente da Raia Histórica, Júlio Sarmento, deu início à sessão realçando a dinâmica de desenvolvimento rural registada no território de intervenção da associação e a necessidade de dar continuidade a este trabalho de parceria, num quadro de exigência e de regras transparentes, para uma «cultura de excelência entre todos os atores do desenvolvimento rural». É o desafio para o futuro.

Do futuro - da UE, da PAC e da política de desenvolvimento rural pós-2013 - falou também a presidente da Federação MINHA TERRA. Partindo de dados concretos, relativos às três gerações do Programa LEADER (1991-2007) e aos resultados do primeiro concurso do Eixo 3 do PRODER, Regina Lopes pôs em evidência a dinâmica gerada pela Abordagem LEADER nos territórios.

Numa altura em que 34 dos 47 GAL abriram os seus segundos concursos no âmbito do Subprograma 3 do PRODER (com 70 a 75 por cento das verbas disponíveis já comprometidas), o momento é também para reflectir e pensar no reforço do Eixo 3 através da Reserva de Eficiência. «A execução é o nosso desafio», disse Regina Lopes, sublinhando o papel determinante dos GAL. Um papel a defender no futuro até porque «a Abordagem LEADER já fez escola e tem muitos praticantes», reforçou a presidente da MINHA TERRA.

O Ministro da Agricultura reconhece também que a execução é uma tarefa árdua; não vai ser fácil atingir a meta dos 42 por cento assumida pelo Governo, mas há que manter o ritmo e a ambição. Depois da grande recuperação de 2010, "a nossa ambição é manter o ritmo em 2011".

Registando, com agrado, os resultados já alcançados, em termos de projetos aprovados, nomeadamente, ao nível da criação e desenvolvimento de microempresas e de serviços à população rural (ações onde a criação de postos de trabalho é mais expressiva), António Serrano admite que os recursos disponíveis não chegam, pois as necessidades são imensas: «4,5 mil milhões de euros parece muito mas não é; queremos mais». Por isso, «é preciso gerir muito bem o que temos e lutar por mais».

Para o Ministro, o facto de já se encontrarem protocolados 373 milhões de euros dos 440 milhões de euros afectos à Abordagem LEADER evidencia bem a importância e a boa imagem que este instrumento já tem.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Evento de encerramento do projeto "Encosta Viva"

2022-10-05, Urbanização Encosta da Barata, Abrantes

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]