MINHA TERRA relança Pessoas e Lugares

2011-07-21

Quando se celebram 20 anos do LEADER, a MINHA TERRA relança o Pessoas e Lugares. A publicação, que fez uma longa história e contou histórias de pessoas e lugares, iniciativas, ideias e projetos, surge agora de cara lavada, com novas rubricas e novas colaborações mas com o mesmo espírito: partilhar boas práticas, reflexão e trabalho em rede sobre o Desenvolvimento Rural.

Lançado em 1999, no âmbito das atividades da Célula de Animação da Rede Portuguesa LEADER II, pela INDE, o Pessoas e Lugares contou 26 números numa primeira série que terminou em dezembro de 2001.

Na segunda série, iniciada em agosto de 2002 no quadro da Rede Portuguesa LEADER+, numa parceria entre a Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e a INDE, e contando já com a Federação MINHA TERRA como membro permanente do Conselho Editorial, saíram 54 números, até 2008.

Por isso, «é com grande satisfação que voltamos a ter um projeto editorial e de comunicação em torno do LEADER», lê-se nas primeiras linhas do Editorial deste primeiro número da terceira série do Pessoas e Lugares, assinado pela diretora, Regina Lopes.

«Trata-se de um desafio e um estímulo para quem trabalha com o LEADER, considerando a qualidade com que foi produzido e o impacto que teve junto de diversos públicos», defende Regina Lopes.

A continuidade do Pessoas e Lugares não surge isoladamente. Faz parte do projeto da MINHA TERRA de Comunicação para o Desenvolvimento Territorial, financiado pelo Programa da Rede Rural Nacional, na perspetiva de que a comunicação é uma ferramenta útil ao Desenvolvimento, «e é esse o compromisso que assumimos com os nossos leitores».

Coincidindo com um momento determinante para a Europa, confrontando a União Europeia com aquele que é, talvez, o momento mais difícil desde a sua constituição, o primeiro número da terceira série do jornal Pessoas e Lugares é dedicado ao LEADER, que celebra 20 anos de existência. «Não o fazemos apenas por isso mas por ter provas dadas como a metodologia de intervenção que melhores resultados revelou na promoção do Desenvolvimento Rural».


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Evento de encerramento do projeto "Encosta Viva"

2022-10-05, Urbanização Encosta da Barata, Abrantes

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]