Lançamento do projeto Craft & Art

2017-04-13

O retrato da estrutura produtiva artesanal dos territórios da Macaronésia reflete empresas de pequenas dimensões e, na sua maioria, carentes de inovação. A transmissão de conhecimentos e técnicas é difícil e à imagem do envelhecimento da população de artesãos. Para mais, a descontinuidade dos territórios insulares constitui um obstáculo óbvio aos circuitos de comercialização.

E porque a produção de objetos que se identificam com as tradições locais é um meio para garantir a preservação das identidades culturais, urge introduzir inovação no processo produtivo e abrir novos canais de comercialização.

Foi assim que surgiu o projeto Craft & Art, em torno da necessidade de desenvolvimento da estrutura produtiva artesanal dos territórios da Macaronésia e de abertura de novos horizontes económicos para este setor. É suportado por uma parceria entre entidades dos Açores, da Madeira, das Canárias e de Cabo Verde. Além da GRATER, beneficiária principal do projeto aprovado no âmbito do Programa Interreg Mac 2014-2020, são parceiros a ADELIAÇOR, o Centro Regional do Apoio ao Artesanato dos Açores, o Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, a Fundação para a Etnografia e Desenvolvimento do Artesanato das Canárias e o Centro Nacional de Artesanato e Design de Cabo Verde.

O Craft & Art aponta, essencialmente, para três alvos – o fomento da produção de matérias primas, a capacitação das pequenas e médias empresas desta arte no que respeita aos conhecimentos técnicos, de gestão e de marketing empresarial, e a afirmação do produto artesanal nos mercados locais e internacionais, abrindo novos circuitos de comercialização.

I12957-IMAGEM8.JPG

Foi assim que o presidente do Conselho de Administração da GRATER, Guido Teles, apresentou o projeto na primeira reunião de parceiros e lançamento do projeto Craft & Art que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Álamo Meneses, da diretora de Serviços do Centro Regional do Apoio ao Artesanato, Sofia Medeiros, da diretora-gerente da Fundação para a Etnografia e Desenvolvimento do Artesanato das Canárias, Águeda Tarajano, do Diretor do Centro Nacional de Artesanato e Design de Cabo Verde, Irlando Ferreira, de Sónia Borges, em representação da ADELIAÇOR, e de Paulo Bairos, em representação do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira.

O investimento total do projeto ultrapassa um milhão de euros, com um cofinanciamento comunitário do FEDER de 85%.

Para saber mais sobre o projeto consulte o artigo “Grater lidera projeto Craft & Art”, no n.º11 do “Olhar o Mundo Rural”.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]