Instrumentos de engenharia financeira na PAC pós 2013

2013-07-18

Seminário e Relatório do projecto E-FINANCE

As principais conclusões do projeto, que visa contribuir para a tomada de decisão relativa ao modelo de financiamento dos projectos agrícolas e de desenvolvimento rural no futuro quadro de programação de fundos comunitários, foram apresentadas num seminário, realizado a 26 de junho no auditório da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), em Lisboa.

 

O E-FINANCE é um projeto realizado por uma parceria constituída pelo Gabinete de Planeamento e Políticas do MAMAOT, a CAP - Confederação dos Agricultores de Portugal, a CONFAGRI - Confederação das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal e a MINHA TERRA - Federação Portuguesa das Associações de Desenvolvimento Local, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

As conclusões a que os parceiros chegaram relativamente à utilização de instrumentos financeiros na PAC pós 2013 revelam que os vários instrumentos financeiros disponíveis, como o capital de risco, as garantias mútuas e o microcrédito, entre outros, podem ser importantes para alguns beneficiários. Mas a sua utilização não deve ser considerada solução única. Deverá equacionada conjugadamente, ou em alternativa, total ou parcial, à concessão de subvenções a fundo perdido.

No seminário, os representantes da parceria enfatizaram este aspeto, realçando que quer pelas características dos projetos apoiados como das realidades territoriais em que se inserem, estes deverão continuar a beneficiar de apoios a fundo perdido. Na sequência do contributo dado pelo estudo, é importante dar continuidade à divulgação dos instrumentos de engenharia financeira para que os empreendedores rurais possam considerar essas possibilidades, num quadro de dinamismo que tem caracterizado os territorios rurais e face à previsível escassez de recursos financeiros.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]