In Loco disponibiliza “Pacote Prato Certo - Grupos Vulneráveis”

2020-07-15

A associação In Loco disponibilizou um conjunto de ferramentas digitais que podem apoiar a missão de distribuição de ajuda alimentar, em particular a pessoas e grupos vulneráveis. Os materiais foram fornecidos a 14 municípios do Algarve e duas empresas, investidores sociais do projeto Prato Certo.

O pacote “Prato Certo – Grupos Vulneráveis” pode ainda ser disponibilizado a qualquer IPSS ou outra entidade da economia social que esteja a realizar atividades de apoio alimentar, bastando para tal entrar em contacto com um dos Investidores Sociais ou com a equipa Prato Certo e solicitar o envio dos materiais e apoio técnico à sua utilização.

O pacote integra os seguintes elementos:

  • Power point “Ações para Beneficiários de Ajuda Alimentar” que simplifica a realização da ação, sugerindo como se podem organizar;
  • Vídeo de 30 min. “POAPMC_PratoCerto_2020 - “Tenho um cabaz...E agora?”;
  • Tabela em branco Planeie as suas refeições Semanais, muito útil para exercícios práticos de planeamento alimentar realizadas com produtos do cabaz;
  • Folheto “Dicas_Cabaz_PratoCerto” com sugestões para uma boa utilização dos produtos do cabaz e que pode ser junto aos cabazes distribuídos;
  • Folheto “EmentasSemanais_PratoCerto” com um modelo de ementa semanal e duas dezenas de receitas onde se destacam a utilização dos produtos do cabaz;
  • Folheto “BancoAlimentarAlgarve_Prato Certo” sublinhando as qualidade de alguns produtos do cabaz, de aceitação mais difícil, acompanhados de sugestões de confeção;
  • “Questionário para participantes_PratoCerto”, de avaliação da atividade, para aplicar aos participantes (deverá ser aplicado antes da ação e repetido 1 mês após a realização da mesma, (por exemplo, quando for receber outro cabaz), para podermos avaliar a eficácia destes instrumentos e desenhar ações futuras com base nos resultados obtidos.
  • “Questionário para dinamizadores_PratoCerto” pequeno questionário on-line para dinamizadores e técnicos que dinamizam atividade com beneficiários de ajuda alimentar, com o objetivo de avaliar a funcionalidade e o funcionamento das ações; 

Os investidores sociais do projeto Prato Certo, que possuem os materiais para disponibilização, são os Municípios de Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim. Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e as Empresas “Lima com Pimenta” e “Quintinha da SU”.

A In Loco relembra que no site do projeto, em www.pratocerto.pt estão disponíveis mais elementos de apoio à educação e segurança alimentar.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Evento de encerramento do projeto "Encosta Viva"

2022-10-05, Urbanização Encosta da Barata, Abrantes

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]