III Congresso da Beira Serra

2012-10-03

Arganil, 26 e 27 de Outubro 2012

«Inovar e Empreender» é o lema do congresso organizado pela ADIBER, com o objetivo de iniciar a discussão alargada sobre a futura estratégia de desenvolvimento para a Beira Serra. Programa já disponível.

Numa organização da ADIBER - Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra, em parceria com os municípios de Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua, o III Congresso da Beira Serra irá decorrer no Auditório da Cerâmica Arganilense, em Arganil.

O evento «pretende envolver toda a região para responder com eficácia aos desafios que se colocarão no futuro, nomeadamente o aproveitamento das ajudas a disponibilizar pela União Europeia através da implementação do Quadro Estratégico Comum que estará em vigor durante o próximo período de programação financeira 2014-2020».

Segundo a ADIBER, «num quadro em que será privilegiado o desenvolvimento promovido pelas comunidades locais e em que a Abordagem LEADER continuará a ter uma relevante importância na dinamização e promoção dos territórios rurais, temos a responsabilidade de, localmente, saber encontrar novos modelos de intervenção adequados aos novos problemas e necessidades das populações que vão sendo identificados nas sociedades do séc. XXI».

«A transferência de inovação e conhecimento que garanta o aumento da competitividade económica dos territórios rurais e a promoção da inclusão social e redução da pobreza nestas regiões devem-se constituir como fatores fundamentais para o seu desenvolvimento, reforçando a capacidade de atracão de novos investidores, possibilitando a criação de novos empregos e riqueza que fomentem a fixação de competências e da população jovem mais qualificada», explica o presidente da ADIBER, Miguel Ventura.

Neste contexto, «Inovar e Empreender» surgem como os principais desafios que a Beira Serra tem de assumir para se afirmar como um território em que a criatividade e o saber estará presente no processo de valorização do potencial endógeno, aplicando as capacidades instaladas na transformação deste potencial em oportunidades de negócio com forte componente de valor acrescentado.

Programa disponível no site da ADIBER.

Documentos Anexos:

Cartaz


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]