HIDRONATURA no INTERREG IIIC

Mar. 2006

A ADICES e a Pinhal Maior apelam ao dos potenciais parceiros em participar e desenvolver, num espírito de cooperação além fronteiras, este projecto ecológico.

O projecto assenta na ideia do desenvolvimento sustentável do território com a tónica específica nos recursos hídricos, os quais são essenciais para a sobrevivência do Planeta.

Tendo em conta que a questão dos recursos hídricos abrange várias regiões do Espaço Europeu, esta Iniciativa é uma boa oportunidade para delinear estratégias conjuntas de valorização, rentabilização, preservação e sensibilização dos recursos naturais, tendo sempre como linha orientadora práticas que respeitem e promovam o meio ambiente.

Os recursos hídricos têm de ser estimados e preservados ou corremos o risco de num futuro próximo não existir água potável para refrescarmos e revitalizarmos as energias do nosso corpo.

O projecto visa quatro objectivos principais :

1. Valorização e Rentabilização dos Recursos Hídricos - nomeadamente, a valorização das águas minero-medicinais ou termais.

2. A Gestão de Boas Práticas - relativamente ao consumo e utilização da água.

3. Preservação e Conservação dos Recursos Hídricos - designadamente, a reabilitação dos cursos de água, a promoção do património natural e a prevenção de práticas poluentes do meio ambiente.

4. Sensibilização e Promoção do Ambiente - especialmente vocacionada para públicos escolares, pretendendo-se também atingir a população em geral, através de campanhas de sensibilização e de alguma publicidade.

A cooperação vai ser assegurada, essencialmente, pela troca de experiências e conhecimentos, pela realização de seminários temáticos sobre a água / recursos hídricos, pela promoção das várias regiões através de uma página na Internet e pela valorização das regiões através da adopção de estratégias comuns de cooperação inter-regional.

Com o presente projecto espera-se uma valorização e reconhecimento das qualidades das águas termais ou minero-medicinais e a rentabilização, preservação e promoção do recursos naturais, com a adopção de práticas não poluentes e respeitadoras do ambiente.

Contactos:

ADICES - Associação de Desenvolvimento de Iniciativas Culturais, Sociais e Económicas

Regina Lopes

Av. Humberto Delgado, Ap. 28 3440 Santa Comba Dão

Tel.: 232 880 080

Fax: 232 880 081

e-mail: adices@mail.telepac.pt

Pinhal Maior - Associação de Desenvolvimento do Pinhal Interior Sul

Augusto Nogueira

Loteamento 7, Pinhal de Cima 6100-680 Sertã

Tel.: 274 600 130

Fax: 274 600 139

e-mail: pinhalmaior@mail.telepac.pt


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]