Associação de Desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira
Morada: Escola Agrícola da Madeira,
Estrada 25 de Agosto, n.º 6
9240-039 São Vicente
Tel.: +351 291 842 358 (Chamada para a rede fixa nacional)
E-mail: geral@adrama.pt
Site: www.adrama.pt
Território: Madeira Norte e Oeste
Área: 477 Km2
Habitantes: 50.311 hab.
Densidade populacional: 105,5 hab/km2
Madeira Norte e Oeste
Seis concelhos da ilha da Madeira – Ribeira Brava, Calheta, Ponta do Sol, Porto Moniz, São Vicente e Santana – compõem o território de intervenção do GAL.
A orografia agreste não travou o desenvolvimento da região, mas a principal riqueza da ilha reside ainda no património paisagístico e ambiental que atrai cada vez mais visitantes e turistas.
A nível económico, a agricultura é a atividade que ocupa maior percentagem do território e marca a paisagem rural, apesar de desenvolvida numa superfície agrícola útil muito escassa (cerca de 10 por cento). A vinha é a cultura que assume maior relevo na maioria dos concelhos, excluindo Ponta do Sol onde predomina a fruticultura, com destaque para os frutos tropicais e, em particular, a banana.
Alicerçado no enorme capital patrimonial da região, o turismo representa uma importante mais-valia económica. À medida que a atividade turística foi crescendo, começou também a ser notada uma forte dinâmica ao nível da oferta de alojamento, registando-se, nos últimos anos, uma assinalável evolução ao nível do turismo em espaço rural.
Graças ao seu efeito multiplicador, o turismo tem “animado” as restantes atividades económicas, nomeadamente a construção, o comércio de produtos tradicionais, contribuindo para a criação de emprego. Paralelamente multiplicam-se infraestruturas de apoio e complementares à atividade turística, como núcleos museológicos, centros de interpretação ambiental e parques temáticos.
Numa inigualável obra que prova que os madeirenses têm sabido tirar partido dos valores naturais da ilha, centenas de veredas e levadas atraem hoje milhares de turistas e amantes dos passeios pedestres. Os percursos, que podem levar horas a percorrer, permitem conviver de perto com a flora endémica da ilha, nomeadamente, os tesouros da Floresta Laurissilva – reconhecida pela UNESCO como Património da Humanidade.
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]