GRATER visita empresas apoiadas pelo PRORURAL

2015-12-17

O Conselho de Administração da GRATER visitou no dia 15 de Dezembro, duas empresas apoiadas pela associação, dando destaque ao empenho e dedicação dos empresários na diversificação da produção local e no reforço da posição estratégica da Ilha Terceira, e da Região dos Açores.

Os produtores que recorrem a fundos comunitários, nomeadamente através do eixo 3 do PRORURAL, pela GRATER, contam com o compromisso da associação na promoção e valorização das suas empresas. Esta iniciativa é uma forma de incentivo à dinamização da economia local, dando a conhecer à comunidade o trabalho dos empresários das ilhas Terceira e Graciosa.

“Os projetos inovadores que a GRATER tem vindo a aprovar e a acompanhar merecem todo o respeito e admiração pelo trabalho desenvolvido em prol do crescimento das zonas rurais. Deste modo, o empenho do tecido empresarial na ilha Terceira é fundamental para o reforço do desenvolvimento económico e social do nosso território”, explicou Osório da Silva, Presidente do Conselho de Administração.

I12567-XMGX0001.JPG  I12567-XMGX9986.JPG

Os projetos visitados foram o “Talho Simão”, localizado na freguesia dos Biscoitos, e a propriedade de António Sousa, situada na freguesia de São Brás. O primeiro investimento consistiu na construção do talho, aquisição de equipamento e compra de material informático, com uma aposta na promoção da carne Angus, que diversifica o setor agrícola com a sua qualidade. O segundo investimento traduziu-se na aquisição de uma máquina com capacidade para tratar e embalar grandes quantidades de produtos hortícolas, nomeadamente cenouras.

A valorização da produção local enquadra-se nos objetivos da GRATER e do Governo Regional dos Açores, no âmbito do desenvolvimento económico e social do território.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]