Fórum de Finanças Éticas e Solidárias

2015-01-14

A realizar dias 16 e 17 de janeiro, no Porto, será um espaço aberto ao debate, à reflexão e à mostra de iniciativas, nacionais e internacionais, privilegiando o encontro entre experiências ibéricas e redes europeias na área da economia alternativa e solidária.

O evento – a decorrer no Complexo Intracooperativo da Cooperativa dos Pedreiros – pretende configurar-se como um espaço aglutinador de entidades (ONG, associações e outros coletivos, grupos de investigação, etc.) e cidadãs e cidadãos, com interesse na construção de instrumentos financeiros em Portugal, que ponham a economia ao serviço das pessoas.

Uma organização de "um grupo de pessoas e organizações para quem as Finanças Éticas e Solidárias são um imperativo para uma nova relação com a economia, com o desenvolvimento sustentável, com as organizações e com os territórios”, que “ [privilegia] um outro olhar e uma nova consciência sobre a democracia, a transparência, a sustentabilidade e a responsabilidade social”.

O programa arranca dia 16, sexta, às 18h30, com uma conferência inaugural com intervenções de Fernando Martinho, da Cooperativa dos Pedreiros, e de Boaventura Sousa Santos, entre outros.

No sábado, estão previstos três painéis durante a manhã e uma mesa-redonda à tarde, e, paralelamente, oficinas, mesa de comunicações, mostra de projetos e iniciativas solidárias.

O encerramento dicará marcado pelo Manifesto do Fórum (Carta do Porto).

Programa completo, inscrições (até 14 de janeiro) e toda a informação sobre o evento em http://www.financaseticas.pt/


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]