Formação e tutoria de suporte ao empreendedor no MONTE

Abr. 2008

Arraiolos, Abril de 2008

O MONTE - Desenvolvimento Alentejo Central - ACE, em parceria com a empresa Superação SPA Consultoria, irá dar início à Acção de Formação de Formadores/Tutores em formação-acção de suporte ao empreendedor, esta acção tem como principal objectivo preparar e certificar os técnicos para a prestação do serviço de apoio ao empreendedor no âmbito do SIM - Sistema de Microcrédito para o Auto-emprego e a criação de empresas

O SIM é um sistema de microcrédito que se concretiza na disponibilização de uma linha de crédito para financiar a criação de negócios na zona de Intervenção das Caixas de Crédito Agrícola Mútuo. Este sistema concebido no âmbito do projecto GLOCAL, assenta em protocolos entre parcerias locais envolvidas na promoção do empreendedorismo e as Caixas de Crédito Agrícola Mútuo enquanto entidades financiadoras.

Um conjunto de Associações de Desenvolvimento Local - que constituiu a Rede SIM na MINHA TERRA - participou já na primeira fase deste projecto e detém as competências de suporte ao empreendedor indispensáveis a implementação deste sistema e microcrédito.

Curso: Formação de Formadores / Tutores em Formação-Acção de Suporte ao Empreendedor

Objectivos: Preparar técnicos formadores/tutores de empreendedores na metodologia de formação-acção com vista à sua certificação para a prestação do serviço de apoio ao empreendedor no âmbito do SIM - Sistema de Microcrédito para o Auto-Emprego e a Criação de Empresas.

Organização: O curso está organizado num formato 3+3+3 dias de forma a possibilitar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos durante o período que permeia a formação em sala.

Destinatários: Activos, nível V: Técnicos de informação e orientação profissional, Profissionais de formação (formadores, professores, tutores, mediadores de conhecimento) Consultores de empresas (de gestão, desenvolvimento organizacional, criação de empresas?) Outros profissionais de apoio, agentes de desenvolvimento, entre outros.

Requisitos dos formandos: Formação base de licenciatura/bacharelato em áreas da economia ou gestão de empresas e / ou competências angariadas ao longo da vida profissional que reconhecidamente os habilite para a formação/consultoria/tutória empresarial.

Local e datas: A acção de formação decorrerá na sede do Monte, em Arraiolos, nos dias 31 de Março, 1 e 2 de Abril; 7, 8 e 9 de Abril e 14,15 e 16 de Abril, ou seja nas segundas, terças e quartas das 3 primeiras semanas de Abril.

Duração: 54 horas

Horário: Laboral (9.30 às 12.30 e 14.00 às 17.00)

Entidade Formadora: Superação SPA Consultoria

Plano do Curso

Módulos:

1. Informação e orientação a empreendedores - 6 horas

2. FA - Definição da Estratégia - 6 horas

3. FA - Planos: Marketing, Operativo, Recursos Humanos - 6 horas

4. FA- Plano de Constituição - 3 horas

5. FA- Operação de Financiamento - 9 horas

6. FA- Plano Económico-Financeiro - 21 horas

7. Apresentação do negócio e avaliação da formação - 3 horas

Para mais informações:

MONTE - Desenvolvimento Alentejo Central, A.C.E.

Morada: Rua Joaquim Basilio Lopes, n.º 1 7040-066 Arraiolos

Telefone: +351 266 490090

Fax: +351 266 419276


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]