ExpoBrasil de Desenvolvimento Local

Out. 2005

13 a 15 de Outubro de 2005

Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza

Foi inaugurada a 13 de Outubro ontem, ao fim da tarde, a 4ª edição da ExpoBrasil de Desenvolvimento Local, que este ano tem lugar no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza.

Presidiu à cerimónia o Secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, em representação do Governador do Estado. Presentes ainda o Secretário da Economia da Prefeitura de Fortaleza, que fez as honras da casa. Mas a ampla mesa de abertura sentava representantes dos organismos financiadores do evento, entre os quais o do Banco do Nordeste, a Electrobras, a Fundação Kelog e o SEBRAE. Todos unânimes em enaltecer a iniciativa e a reflexão que ela permite na abertura de novos caminhos para o desenvolvimento das populações. Desenvolvimento local, desenvolvimento sustentável, participação cidadã, envolvimento da sociedade civil foram conceitos expressos pelos próprios financiadores, comprometidos com o imenso público - cerca de 1500 participantes - presente no grande auditório.

Uma vez mais Portugal está presente na ExpoBrasil. A 14 de Outubro o painel "Fórum de Desenvolvimento Local em Língua Portuguesa", moderado por Caio Silveira (RITS), conta com a participação de Ana Souto (DUECEIRA) para além de Celina Cossa (Moçambique), Raul Fernandes (Guiné-Bissau) e Jorge Guimarães (Cabo Verde). Apresentação do portal Cooperar em Português

No dia 15 de Outubro, antes da sessão de encerramento, Francisco Botelho, em representação do projecto Cooperar em Português que reúne um conjunto de Associações de Desenvolvimento Local portugueses e entidades congéneres brasileiras, apresenta a comunicação "Pecados da democracia representativa e a santa participação"

E como os brasileiros tão bem sabem fazer, a sessão de abertura acabou com um sarau musical. Não foi tão importante assim a qualidade do espectáculo. Mas ninguém pode ficar indiferente quando é apresentado um grupo como o de Tamboril, que declara a sua emoção por, depois de 6 horas de viagem em autocarro, poder actuar pela primeira vez perante uma plateia tão grande e representando todo o Brasil.

E a ExpoBrasil é isso mesmo - à informação e reflexão que possibilita há que somar as emoções. As emoções da partilha, as emoções da fé, da crença na possibilidade de construir um mundo melhor, de ser protagonista de um futuro.

com a colaboração de Francisco Botelho


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Evento de encerramento do projeto "Encosta Viva"

2022-10-05, Urbanização Encosta da Barata, Abrantes

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]