Espaço Douro & Tâmega: mais de 4000 visitantes

2014-09-18

Em dois meses, o Espaço Douro & Tâmega, em Amarante, recebeu mais de 4000 visitantes, assumindo-se como um local privilegiado para a promoção do território Douro Verde.  No domingo, 21 de setembro, haverá “Um Monumento, um Concerto”, inserido na iniciativa Palcos do Românico.

Inaugurado a 3 de julho, o Espaço Douro & Tâmega – localizado na Casa da Calçada em Amarante – constituiu-se como um local determinante de apoio aos visitantes e turistas que procuram a região, permitindo a quem o visita conhecer o que o Douro Verde tem para oferecer, entre monumentos, natureza e gastronomia, e estabelecer os circuitos que levam os turistas aos diferentes concelhos que formam o Douro Verde. 

I12006-4.JPG I12006-5.JPG

Entre os mais de 4000 visitantes, os turistas nacionais representam 62% do total, enquanto os estrangeiros representam 38%. Entre estes últimos destacam-se os turistas franceses, correspondentes a 14% do total de visitantes, seguidos dos espanhóis e dos ingleses, que representam respetivamente 6% e 5% do total de visitantes, sendo ainda de assinalar o número de visitantes brasileiros, alemães e norte-americanos.

Constituído por um Centro de Interpretação do Douro Verde, um Centro de Informação da Rota do Românico e um espaço para a divulgação e venda dos produtos locais e regionais, Espaço Douro & Tâmega tem-se ainda caracterizado por ser um local de dinamização das atividades económicas da região, nomeadamente com a degustação e apresentação de vinhos, de cerveja artesanal local e mel, que decorreram desde a abertura do espaço em julho, e também por acolher atividades de cariz cultural, recebendo uma exposição de pintura.

No próximo domingo, dia 21 de setembro, pelas 18h30, acolherá o evento, “Um Monumento, um Concerto”, com a Ensemble Vocal de Freamunde, inserido na iniciativa Palcos do Românico, da Rota do Românico. (entrada gratuita)

O Espaço Douro & Tâmega situa-se na Av. General Silveira, n.º 59, r/c, em Amarante, está aberto todos os dias, das 9h às 19h. Para mais informações, contactar a DOLMEN - Cooperativa de Formação, Educação e Desenvolvimento do Baixo Tâmega, Tel. 255100025, E-mail dolmen@sapo.pt.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]