ESDIME

Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste

Morada: Rua Timor Lorosae, 12

7780-142 Castro Verde

Tel.: +351 286 328 471 (Chamada para a rede fixa nacional)

E-mail: esdime@esdime.pt

Site: www.esdime.pt

 

Território: Alentejo Sudoeste

Área: 3.403,67km2

Habitantes: 43.144 hab.

Densidade populacional: 12,65 hab./km2

I10408-ESDIME.JPG 

Alentejo Sudoeste

O território Alentejo Sudoeste compreende 32 freguesias de seis concelhos – Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Ferreira do Alentejo, Odemira e Ourique – do Baixo Alentejo (26) e Alentejo Litoral (6). Mais de três mil quilómetros quadrados dominados por extensas planícies, onde o alcance do olhar se perde de vista e só o verde dos montados e a brancura das casas desalinham o curso das searas.

A agricultura, o comércio, a restauração e a construção civil são os sectores de atividade económica com maior peso, em termos de ativos. As indústrias alimentares apresentam uma forte heterogeneidade (panificação, transformação de carnes, produção de queijo). Este subsector é constituído essencialmente por pequenas empresas dentro das quais se destacam a produção de queijos e a produção de enchidos, tendo como imagem de marca o porco tradicional alentejano. A maioria das atividades existentes rege-se por uma aposta na qualidade ambiental invejável, que já se tornou uma mais-valia, atualmente muito cotada, e que não pode ser alienada.

A estratégia local de desenvolvimento estrutura-se em torno da melhoria e da preservação das características naturais da região, que são fator de identidade e de distinção. Os principais objetivos estratégicos são: divulgar a conceção de novos produtos e investir no emprego; criar novas oportunidades para os jovens, promovendo ações que desenvolvam uma postura empreendedora; apoiar a agricultura, que continua a ter um papel socioeconómico decisivo para o território; dinamizar e modernizar o tecido empresarial, mantendo sempre uma cuidada atenção no uso sustentado dos recursos ambientais, das águas, das fontes de energias alternativas; apostar na valorização da identidade cultural para a sustentação de todo um processo de desenvolvimento; incrementar o estímulo da solidariedade territorial.






[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]