Entre LOusã e Zêzere na RTP.N, «Portugal à vista»

Set. 2005

Domingo, 25 de Setembrode 2005, pelas 17h30, parta à descoberta de Entre LOusã e Zêzere, na RTP.N

O PROGRAMA TELEVISIVO:

«Portugal à Vista» é um programa produzido pela RTP-N que apresenta, divulga e potencia o mundo rural português, enaltecendo as virtudes ambientais e paisagísticas, patrimoniais, turísticas e sociais, numa perspectiva de valorização das potencialidades dos concelhos e regiões.

O espaço geográfico de Entre LOusã e Zêzere , que integra os concelhos de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Lousã, Miranda do Corvo, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande e Vila Nova de Poiares, estará evidenciado no próximo programa, a emitir Domingo, dia 25 de Setembro de 2005, pelas 17h30, na RTP.N

Neste programa serão abordados, entre outros aspectos e características do território:

  • o papel das Associações de Desenvolvimento Local Dueceira e Pinhais do Zêzere e a sua parceria no Programa Leader+ELOZ. Entre LOusã e Zêzere;

  • a Serra da Lousã como elemento de identidade da região;

  • o Rio Zêzere, as Barragens e as Ribeiras como suporte de actividades turísticas;

  • as particularidades históricas do território;

  • os projectos e intervenções locais, em torno da natureza e do turismo, que exemplificam acções em prol do desenvolvimento local;

Num segundo programa, a emitir em data posterior, serão evidenciadas outras intervenções com ênfase para a acção social, o mel, o artesanato, a gastronomia, o alojamento em espaço rural, etc.

A GRELHA DE PROGRAMAÇÃO:

Para uma consulta actualizada da grelha de programação

O programa será repetido na RTP N

Terça-Feira, dia 27 de Setembro, pelas 14h30

Quinta-Feira, dia 29 de Setembro, pelas 20h30

e passará nos restantes canais da RTP - Canais 1 e 2, Internacional, África, Açores e Madeira - em horário prime-time, em datas a anunciar.

O PROJECTO:

Este programa de televisão surge como o resultado de uma acção pensada em cooperação pelas oito Associações de Desenvolvimento Local que integram a Beira Litoral e integrada no projecto de cooperação inter-territorial Marketing Institucional.

Numa série de dois episódios, cada Associação da Beira Litoral, terá a possibilidade de apresentar os principais aspectos da sua região, dando a conhecer a Portugal e ao mundo português, particularidades das suas terras e das suas gentes.

O conjunto dos territórios da Beira Litoral será ainda alvo de dois programas posteriores, nos quais serão enaltecidas as parcerias encetadas e o trabalho em cooperação.

Contactos, sugestões, dúvidas e esclarecimentos:

Dueceira- Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça

Programa LEADER+ELOZ. Entre LOusã e Zêzere

Rua Miguel Torga, nº. 7 Loja C - 3200-159 Lousã - Portugal

Telefone: (00351) 239 99 52 68

Fax: (00351) 239 99 10 18

Correio Electrónico: dueceira.eloz@mail.telepac.pt

Web Site: www.dueceira.pt e www.artesanatorede.com

PROJECTO CO-FINANCIADO INICIATIVA COMUNITÁRIA LEADER+ PROGRAMA LEADER+ELOZ. Entre LOusã e Zêzere


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]