Encontro Nacional LEADER 2023 nas Montanhas Mágicas

2023-01-13

Arouca recebeu nos dias 10, 11 e 12 de janeiro o Encontro Nacional LEADER 2023, uma iniciativa promovida pela Federação Minha Terra em conjunto com a ADRIMAG - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira e a Câmara Municipal de Arouca. O evento visou a reflexão conjunta dos Grupos de Ação Local (GAL) sobre a elaboração das futuras estratégias de desenvolvimento local e deu o “tiro de partida” para a implementação do Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES).

O primeiro dia do evento foi dedicado ao PNAES, tendo os trabalhos iniciado a meio da tarde com uma sessão de partilha e articulação entre os GAL, que vão implementar 22 iniciativas regionais no quadro do plano. Seguiu-se a Sessão Pública de apresentação do Plano, a cargo de Artur Gregório da Associação IN LOCO e da direção da Federação Minha Terra, tendo a sessão contado com intervenções de Margarida Belém, Presidente da Câmara Municipal de Arouca, Miguel Torres, Presidente da Direção da Federação Minha Terra e Rogério Lima Ferreira, Diretor-Geral da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), em representação de Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura e Alimentação.

I14209-FOTO-1.JPG

Ao final da tarde, após um momento cultural, que consistiu num concerto do órgão de tubos do Mosteiro de Arouca, os/as participantes assistiram a uma conferência da Professora Helena Freitas, que falou sobre as oportunidades e ameaças aos territórios rurais, dirigindo alguns desafios aos Grupos de Ação Local presentes a quem apelidou de “promotores de uma agenda do bem comum” nos territórios.

O segundo dia do Encontro teve como temática “Revisitar os princípios LEADER” e começou com uma sessão de inspiração a cargo do Professor José Manuel Henriques, que falou sobre animação territorial, parcerias, cooperação e trabalho em rede e que deixou um conjunto de pistas para a definição das estratégias e para a criação de metodologias que garantam a participação dos parceiros e das comunidades. Seguiu-se uma primeira sessão de trabalho em grupos. Os participantes foram divididos em quatro grupos, que debateram a melhoria das parcerias, o envolvimento dos parceiros e a preparação das estratégias. Teve lugar de seguida uma visita à Ponte 516 Arouca, projeto da autarquia apoiado pelo programa NORTE 2020 no âmbito do PROVERE “Turismo para Todos”, gerido pela ADRIMAG. Após o almoço os trabalhos retomaram com uma nova sessão em plenária onde Gisela Ferreira apresentou os principais resultados da parte referente ao instrumento Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) do estudo “Avaliação da Operacionalização dos Instrumentos Territoriais”, que coordenou. Seguiu-se uma segunda ronda de trabalho em grupos, onde foram discutidos diversos aspetos relacionados com a elaboração e a avaliação das macroestratégias territoriais que guiarão a intervenção dos GAL no horizonte de 2030. O dia terminou com um “arroz colaborativo”, dinamizado por José João Rodrigues, da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local (ANIMAR), confecionado com ideias dos participantes no Encontro e produtos dos respetivos territórios.

I14209-FOTO-2.JPG

O terceiro e último dia dos trabalhos foi de balanço, com uma sessão onde foram apresentados e discutidos os resultados das reflexões e debates promovidos em pequenos grupos durante o Encontro. Esta sessão que terminou com a intervenção de Márcia Mendes, vice presidente da Federação Minha Terra e Margarida Belém, presidente da Câmara Municipal de Arouca, incluiu intervenções dos Professores José Manuel Henriques e Rogério Roque Amaro, que deixaram análises profundas, alertas e recomendações aos Grupos de Ação Local.

I14209-FOTO-3.JPG

O último dos três dias do Encontro terminou com uma visita à Fábrica dos Doces Conventuais de Arouca, um dos ex-libris da vila, onde para além de degustar e assistir à confeção de diversas especialidades, foi possível adquirir um pouco da cultura de Arouca para tornar o regresso a casa mais doce. 

O evento contou com a colaboração do Mosteiro de Arouca, da Direção Regional de Cultura do Norte e da Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]