Arouca acolhe lançamento do Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável

2023-01-13

Realizou-se no dia 10 de janeiro, no Cadeiral do Mosteiro de Arouca, a sessão pública de lançamento do Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES), iniciativa inserida no programa do Encontro Nacional LEADER 2023, que teve lugar em Arouca de 10 a 12 de janeiro.

I14210-CADEIRALX-XMUNXAROUCA.JPG

Após a visualização de um pequeno vídeo de síntese do PNAES teve lugar uma intervenção da anfitriã Margarida Belém, Presidente da Câmara Municipal de Arouca, que destacou as iniciativas locais de valorização e promoção da produção local e o papel da ADRIMAG e da autarquia. Seguiu-se uma intervenção de Miguel Torres, Presidente da Direção da Federação Minha Terra, que falou da relação entre os objetivos da iniciativa LEADER de desenvolvimento local e os objetivos do PNAES e destacou o trabalho que os Grupos de Ação Local têm realizado na valorização dos produtos locais e da agricultura familiar e na promoção de uma alimentação equilibrada e sustentável.

Coube a Artur Gregório, da Associação In Loco, a apresentação do PNAES. Este explicou que o plano se trata de uma iniciativa do Ministério da Agricultura e da Alimentação que tem como objetivos estimular a produção nacional, promover a adoção de sistemas de produção e distribuição mais sustentáveis, com base nas cadeias curtas de abastecimento e nos sistemas alimentares locais, valorizar os produtos endógenos de qualidade, valorizar e salvaguardar a Dieta Mediterrânica, enquanto sistema e padrão alimentar caraterístico do território nacional e sensibilizar e aconselhar os consumidores e a população em geral para a adoção de uma alimentação nutricionalmente equilibrada e informada.

I14210-FOTO-PNAES.JPG

Artur Gregório explicou ainda que no quadro do plano vão ser promovidas 22 iniciativas de nível regional, desenvolvidas por parcerias lideradas por Grupos de Ação Local, que visam dotar os territórios de uma equipa técnica, nomeadamente de nutricionistas e agrónomos, capazes de implementar um plano de ações de sensibilização e aconselhamento aos consumidores e à população dos territórios rurais, que promova a adoção de uma alimentação saudável, económica e sustentável.

O encerramento da sessão ficou a cargo de Rogério Lima Ferreira, Diretor-Geral da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), que participou em representação de Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura e Alimentação e que destacou na sua intervenção a importância do PNAES para a salvaguarda da Dieta Mediterrânica, para a promoção dos territórios rurais e para o combate à insegurança alimentar.

No final da sessão, como parte do programa do Encontro Nacional LEADER, decorreu um pequeno concerto do órgão de tubos do Mosteiro de Arouca, pelo Professor Rui Soares.

No intervalo dos trabalhos foi possível degustar uma seleção de especialidades da Fábrica de Doces Conventuais de Arouca e fruta do projeto Arouca Agrícola.

Fotografias: Avelino Vieira | Município de Arouca


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]