2023-01-13
Realizou-se no dia 10 de janeiro, no Cadeiral do Mosteiro de Arouca, a sessão pública de lançamento do Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES), iniciativa inserida no programa do Encontro Nacional LEADER 2023, que teve lugar em Arouca de 10 a 12 de janeiro.
Após a visualização de um pequeno vídeo de síntese do PNAES teve lugar uma intervenção da anfitriã Margarida Belém, Presidente da Câmara Municipal de Arouca, que destacou as iniciativas locais de valorização e promoção da produção local e o papel da ADRIMAG e da autarquia. Seguiu-se uma intervenção de Miguel Torres, Presidente da Direção da Federação Minha Terra, que falou da relação entre os objetivos da iniciativa LEADER de desenvolvimento local e os objetivos do PNAES e destacou o trabalho que os Grupos de Ação Local têm realizado na valorização dos produtos locais e da agricultura familiar e na promoção de uma alimentação equilibrada e sustentável.
Coube a Artur Gregório, da Associação In Loco, a apresentação do PNAES. Este explicou que o plano se trata de uma iniciativa do Ministério da Agricultura e da Alimentação que tem como objetivos estimular a produção nacional, promover a adoção de sistemas de produção e distribuição mais sustentáveis, com base nas cadeias curtas de abastecimento e nos sistemas alimentares locais, valorizar os produtos endógenos de qualidade, valorizar e salvaguardar a Dieta Mediterrânica, enquanto sistema e padrão alimentar caraterístico do território nacional e sensibilizar e aconselhar os consumidores e a população em geral para a adoção de uma alimentação nutricionalmente equilibrada e informada.
Artur Gregório explicou ainda que no quadro do plano vão ser promovidas 22 iniciativas de nível regional, desenvolvidas por parcerias lideradas por Grupos de Ação Local, que visam dotar os territórios de uma equipa técnica, nomeadamente de nutricionistas e agrónomos, capazes de implementar um plano de ações de sensibilização e aconselhamento aos consumidores e à população dos territórios rurais, que promova a adoção de uma alimentação saudável, económica e sustentável.
O encerramento da sessão ficou a cargo de Rogério Lima Ferreira, Diretor-Geral da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), que participou em representação de Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura e Alimentação e que destacou na sua intervenção a importância do PNAES para a salvaguarda da Dieta Mediterrânica, para a promoção dos territórios rurais e para o combate à insegurança alimentar.
No final da sessão, como parte do programa do Encontro Nacional LEADER, decorreu um pequeno concerto do órgão de tubos do Mosteiro de Arouca, pelo Professor Rui Soares.
No intervalo dos trabalhos foi possível degustar uma seleção de especialidades da Fábrica de Doces Conventuais de Arouca e fruta do projeto Arouca Agrícola.
Fotografias: Avelino Vieira | Município de Arouca
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]