2025-12-11
A GRATER – Associação de Desenvolvimento Regional elegeu os seus órgãos sociais para o período 2026–2027, reforçando a representatividade institucional e o compromisso com o desenvolvimento sustentável das ilhas Graciosa e Terceira.
A presidência da Assembleia Geral será assumida pela Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, através de António Reis. A mesa integra ainda a Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo, representada por António Bento Barcelos, como vice-presidente, e a Santa Casa da Misericórdia da Vila de Santa Cruz da Graciosa, representada por Adelaide Teles, como secretária.
No Conselho de Administração, a presidência cabe à Câmara Municipal da Praia da Vitória, representada por Paula Sousa. O órgão conta ainda com dois vice-presidentes: a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, representada por Fátima Amorim, e a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo por Tiago Ormonde. Completam ainda a equipa Diego Aguiar (Associação de Jovens Agricultores Terceirenses), como tesoureiro, e Mónica Rocha (Cooperativa BioAzórica), como secretária. Os suplentes são Paulo Barcelos (Os Montanheiros) e José Aurélio Almeida (Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos).
O Conselho Fiscal será presidido por José António Sozinho de Azevedo, representante da Associação Agrícola da Ilha Terceira. Integram ainda o órgão, Luís Correia, da Junta de Freguesia da Luz, e José Almerindo Evangelho Costa. Os suplentes são Luís Vasco Picanço da Cunha (José Tomás da Cunha e Filhos, Lda) e Fátima Rosa (Associação de Pescadores da Graciosa).
Com esta nova composição, a GRATER reafirma o seu compromisso em promover iniciativas de desenvolvimento económico, social e ambiental, com a participação ativa de entidades públicas e privadas dos Açores.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
Agenda |
| Sessão de encerramento do projeto Agrovila |
2025-12-19, Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]