2014-02-24
Os beneficiários com projetos aprovados no Eixo LEADER do PRODER foram os protagonistas da cerimónia, realizada na passada sexta-feira, 21 de fevereiro, que contou com a presença da Gestora do PRODER, Gabriela Ventura.
Com 103 projetos aprovados na atual Medida LEADER do PRODER, que correspondem a cerca de 9 milhões de euros de investimento total e 5,5 milhões de euros de despesa pública, o GAL DUECEIRA procedeu à entrega de 24 contratos de financiamento, representando um montante total de investimento de 1,5 milhões de euros.
O auditório da Praça da Notabilidade em Castanheira de Pera foi o local escolhido pelo GAL para a cerimónia, que contou ainda com as presenças do presidente do Turismo Centro Portugal, Pedro Machado, do Diretor Adjunto da DRAP Centro, Sidónio Santos, da presidente da Federação Minha Terra, Regina Lopes, dos presidentes das associações Pinhais do Zêzere e Dueceira e presidentes dos municípios de Castanheira de Pera, Fernando Lopes, e Lousã, Luís Antunes, e ainda de autarcas de Figueiró dos Vinhos, Miranda do Corvo, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penela e Vila Nova de Poiares, entre outros.
O programa integrou a visita a vários projetos exemplificativos da intervenção LEADER no território ELOZ Entre serra da Lousã e Zêzere: Cercicaper, em Castanheira de Pera; Casulo de Malhoa e Museu de Artes, em Figueiró dos Vinhos; Aldeia de Xisto do Casal de São Simão, restaurante Varandas do Casal e Loja do Senhor Falcão, em Miranda do Corvo; Academia de Artes da Lousã. Foi ainda incluída uma visita a uma empresa de produtos alimentares (Faster), apoiada no âmbito do Eixo 1 do PRODER.
As ADL Dueceira e Pinhais do Zêzere, que em conjunto trabalham a parceria e formam o território ELOZ. Entre serra da LOusã e Zêzere, celebram o seu 20.º aniversário este ano.
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]