ELOZ: duas décadas de dedicação

2014-01-21

As ADL Dueceira e Pinhais do Zêzere, que em conjunto trabalham a parceria e formam o território ELOZ. Entre serra da LOusã e Zêzere, celebram 20 anos. Na atual medida LEADER do PRODER, o GAL aprovou mais de 100 projetos.

Para assinalar estas duas décadas de trabalho, reconhecido de dedicação e serviço em prol do desenvolvimento do mundo rural, as associações pretendem organizar vários eventos ao longo do ano.

No atual período de programação, no âmbito do Eixo LEADER, Subprograma 3 do PRODER, das mais de 200 candidaturas, a Dueceira/GAL-ELOZ aprovou 103 projetos, que correspondem a cerca de 9 milhões de euros de investimento total e 5,5 milhões de euros de despesa pública.

Os projetos, abrangendo diferentes áreas de investimento, nomeadamente no apoio às microempresas, atividades de turismo e de lazer, conservação do património rural e natural e serviços básicos de apoio à população, vão de encontro dos objetivos definidos na Estratégia Local de Desenvolvimento (ELD) preconizada para o território.

Saiba mais no site da Dueceira/GAL-ELOZ.


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]