Dia Internacional dos Museus

2015-05-16

18 de maio

A ADER-SOUSA assinalou a data com a inauguração do Museu da Imagem Animada - Polo Internacional de Cinema de Animação, em Lousada, projeto apoiado pela associação através da Abordagem LEADER do PRODER.

O projeto – inovador em meio rural, permitindo aceder a um novo panorama da museologia e do cinema de animação, não só na região como também a nível nacional e mesmo internacional – visou a criação de um espaço museológico dedicado ao cinema de animação com uma vertente Pré-Cinema, outra referente à obra de Abi Feijó e Regina Pessoa, e uma internacional (Normand Roger e Marcy Page), revestindo natureza assumidamente lúdica e pedagógica.

A ideia de criar este Pólo Internacional de Cinema de Animação – Museu da Imagem Animada partiu do professor, produtor e realizador de cinema de animação Abi Feijó, ao herdar uma casa senhorial de meados do séc. XIX na freguesia de Vilar do Torno e Alentém, em Lousada.

O espaço museológico – interativo de demonstração dos processos criativos e artísticos ligados à realização dos filmes de animação –, resultante da adaptação de parte da casa, abrange uma salauma dedicada aos trabalhos do próprio Abi Feijó e de Regina Pessoa desde a aventura do estúdio filmógrafo, outra com os desenhos de realizadores e amigos de todo o mundo e, finalmente, a última destinada a ilustrar a história do pré-cinema com projeções de lanternas mágicas, brinquedos óticos, teatro ótico e outras peças que mostram a evolução das imagens em movimento, onde têm lugar sessões comentadas com uma análise e reflexão sobre a sua forma e os seus conteúdos.

Do programa de inauguração do Museu da Imagem Animada - Polo Internacional de Cinema de Animação, destaca-se a primeira apresentação pública do filme de animação realizado no âmbito de três oficinas de cinema de animação sobre a obra do fresquista Mestre Arnaus e a pintura mural do século XVI existente nos monumentos integrados na Rota do Românico, sob a orientação de Abi Feijó, com a participação de alunos da Escola Secundaria de Lousada, Associação Casamarela de Amarante e Escola Profissional de Felgueiras que, com o recurso a técnicas simples do cinema de animação, com base no património do território, permitiu a produção e exibição deste filme de animação.

 

IMAGEM: Facebook Abi Feijó


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]