2012-11-26

2012
Contribuir para a valorização deste fruto aparentado do limão, quase extinto, é o objetivo das jornadas técnicas organizadas pela ATAHCA, em parceria com o Mosteiro de Tibães, a 15 de dezembro. Participação livre sujeita a inscrição.
As jornadas vão decorrer no Mosteiro de São Martinho de Tibães, em Mire de Tibães, freguesia do Alto Cávado onde ainda subiste alguma produção de cidrão.
Quase extinta, a árvore do cidrão, parecida com o limoeiro, era muito comum nesta região nos séculos XVII-XVIII. As populações aproveitavam o fruto para compota, muito apreciada pelas suas propriedades medicinais). Hoje em dia, este citrino usa-se sobretudo cristalizado, na confeção de bolos, como o bolo-rei.
O programa das jornadas contempla várias intervenções sobre aspetos técnicos da cultura do cidrão e a sua utilização na doçaria e na indústria, e uma degustação do fruto (infusões, compotas, cristalizado). Ver Programa em anexo.
Para se inscrever basta enviar - até 7 de dezembro - os seguintes dados: nome, profissão/entidade empregadora e contacto telefónico para altocavado@mail.telepac.pt ou msmtibaes@culturanorte.pt.
Para mais informações contactar a ATAHCA - Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave 253 321130 ou 911193354.
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]