2025-04-17
Para dar continuidade à preservação das técnicas do artesanato tradicional da região, a TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior e os Municípios de Abrantes, Constância e Sardoal voltam a realizar um ciclo de oficinas das artes de Abrantes, Constância e Sardoal a iniciar em maio.
O Ciclo de Formações Mestre-Aprendiz tem como objetivo preservar o saber-fazer do Ribatejo Interior, passando os conhecimentos dos últimos mestres detentores destes conhecimentos para gerações que procurem dar continuidade e inovar. E assim, alavancar o aparecimento de novos negócios destas artes na região.
Nesta edição serão realizadas três oficinas gratuitas. A primeira será de “Tecelagem em Tear de Linho”, e irá começar no dia 1 de maio, na Cooperativa Artelinho, em Santa Clara, Sardoal. Maria Alina Rodrigues, de 78 anos, que trabalha em teares há mais de 65 anos, irá partilhar os seus vastos conhecimentos às sextas e sábados, num total de 16 horas.
Já a oficina de “Bonecas de Perna de Cana” irá iniciar no dia 3 de maio, na antiga escola primária de Constância e decorrerá todos os sábados, até completar 23 horas. A mestre Palmira Governo, de 74 anos, irá passar os saberes, adquiridos há mais de 35 anos, depois de ter frequentado um curso de formação profissional com a duração de um ano e meio, promovido pelo Município de Constância e pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional.
No dia 31 maio, na Salão Nobre da Junta de Freguesia do Pego, em Abrantes, irá decorrer a oficina de "Registos ou Santinhos do Pego", em que Maria Joaquina Mascate, durante todo o dia, ensinará a fazer estas peças centenárias com características muito próprias, como o facto de serem pitorescas e festivas.
Estas iniciativas são gratuitas, mas com inscrições limitadas, que podem ser feitas através do preenchimento do formulário no site da TAGUS (tagus-ri.pt). As oficinas Mestre-Aprendiz estão inseridas no projeto AO.RI – Artes e Ofícios do Ribatejo Interior.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
Agenda |
Ações de informação sobre prevenção e proteção contra incêndios florestais |
2025-04-08 a 2025-05-22, Várias localidades do concelho de Mortágua |
Workshops sobre a potencialidade da gamificação no turismo rural |
2025-05-08 a 2025-06-18, Vários locais |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]