Bienal de Turismo de Natureza lança desafio ao Algarve

2019-01-18

Sustentabilidade é o mote da Bienal de Turismo de Natureza 2019 (BTN’19), a decorrer em Aljezur de 22 a 24 de fevereiro. A Vicentina–Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste, enquanto promotora do evento, quer provocar a reflexão sobre o desenvolvimento do território da região do Algarve nos próximos anos.

I13259-ENAENGCHJEEBBMJL.JPG

O encontro vai juntar profissionais do turismo, empresários, decisores públicos, entidades certificadoras e investigadores em torno do setor do Turismo, naquela que é a principal região turística do País. Ao lançar assim um debate profundo e multifacetado sobre a sustentabilidade do turismo, pretende-se assegurar que o tema ocupe no presente e no futuro um lugar de destaque na agenda do desenvolvimento regional.

Convencida do efeito predador de recursos naturais, patrimoniais, humanos e identitários que a indústria do turismo pode provocar e, consequentemente, da importância do planeamento estratégico e da operacionalização de medidas para a sustentabilidade, a Vicentina quer desafiar o Algarve a olhar para um futuro mais sustentável, com especial atenção para as zonas de baixa densidade e áreas protegidas, onde um impacto turístico menos pensado pode causar danos irreparáveis na região.

Do programa da BTN'19 constam, entre outros, um leque de oradores ligados às principais ferramentas de certificação e diretrizes de boas práticas, debates dinamizados através de um conjunto de mesas redondas com intervenientes regionais e nacionais, e mais de 50 oficinas de conhecimento sobre Património Natural e Cultural, Atividades de Turismo de Natureza, Qualificação, Gestão e Certificação.  

A BTN'19 é cofinanciada pelo CRESC Algarve e pelo Município de Aljezur e conta entre outros parceiros a Região de Turismo do Algarve, a Associação In Loco e a Associação Terras do Baixo Guadiana.

Saiba mais em https://btn.pt/


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Jornadas do Mundo Rural 2024

2024-02-29 a 2024-03-01, Alcoutim

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]