Arroz Carolino do Vale do Mondego na Loja Portugal Rural

Fev. 2006

O concelho de Montemor-o-Velho vai dar a provar o gostoso arroz do Baixo Mondego na Loja Portugal Rural, no dia 2 de Março (quinta-feira). A partir das 11 horas da manhã, começam os preparativos para um almoço onde não faltam iguarias típicas da região, como o muito apreciado arroz de lampreia, os pastéis de Tentúgal, as barrigas de freira e as queijadas de Pereira.

A iniciativa serve também para divulgar a 4ª Edição do Festival do Arroz e da Lampreia, que decorrerá no concelho de Montemor-o-Velho, entre os dias 10 e 19 de Março, com o apoio da Associação de Desenvolvimento Local Bairrada e Mondego (ADELO). Estarão por isso presentes na Loja Portugal Rural alguns dos participantes neste festival, nomeadamente representantes da doçaria, da gastronomia e do artesanato locais.

De grão longo e arredondado, o arroz carolino da região do Vale do Baixo Mondego adequa-se como nenhum outro à gastronomia tradicional, mas também à culinária inovadora. Tanto se cozinha solto como malandrinho, em pratos elaborados ou em sobremesas, uma vez que adquire facilmente os sabores e os aromas de outros ingredientes.

O arroz carolino é o mais consumido em Portugal. Aliás os portugueses são os maiores apreciadores de arroz da Europa: 15 quilos por pessoa contra três nos restantes países europeus. O arroz carolino contém menor quantidade de amilose do que o agulha, o que faz com que seja mais pastoso depois de cozido. É também menos refinado, por isso, mais nutritivo do que o arroz longo.

Em Portugal, produz-se arroz nos vales do Mondego (em cerca de seis mil hectares), do Tejo e do Sado (perto de dez mil hectares em cada uma destas regiões).

Loja Portugal Rural

Rua Saraiva de Carvalho, 115

1250-245 Lisboa

Tel. 21 395 88 89


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]