APRODER

Associação para a Promoção do Desenvolvimento Rural do Ribatejo

Morada: Centro Nacional de Exposições, Quinta das Cegonhas, Apartado 513

2001-906 Santarém

Tel.: +351 243 333 894

E-mail: aproder@aproder.pt

Site: www.aproder.pt

 

Território: Ribatejo

Área: 1.245,8 Km2

Habitantes: 100.230 hab.

Densidade populacional: 80,45 hab./km2

I10368-APRODER.JPG 

Ribatejo

O território de intervenção do GAL insere-se na região normalmente designada por Ribatejo. É composto pelos concelhos de Azambuja, Cartaxo, Rio Maior e Santarém (exceto o núcleo urbano).

Atravessado pelo rio Tejo, localizando-se entre Lisboa e Porto, goza de uma grande centralidade geográfica. De relevo pouco acentuado ou, muitas vezes, nulo, é abrigado a Oeste pelas serras de Aires, Candeeiros, Montejunto e Sintra, de grande importância em termos de flora e fauna.

De profunda matriz rural, o território apresenta excelentes condições de produtividade agrícola, dada a capacidade produtiva dos seus solos, existência de condições para regadio, estrutura fundiária favorável e grande acessibilidade e proximidade ao maior mercado do país. Entre as produções mais importantes estão o olival e a vinha. O Ribatejo é uma prestigiada região vitivinícola, que conta com inúmeros vinhos com Denominação de Origem Controlada (DOC), que compõem a rica ementa gastronómica da região.

No domínio do património cultural, Santarém é considerada a “capital do Gótico”, merecendo também referência a riqueza do território ao nível da arte e arquitetura religiosa.

Elemento patrimonial ímpar são as Marinhas do Sal, salinas naturais de Rio Maior, classificadas como Imóvel de Interesse Público. Do poço brota água, sete vezes mais salgada que a água do mar, e que abastece os 400 talhos, ou compartimentos, e os 70 esgoteiros, que ocupam 21.865 m2.

A forte tradição do território ligada ao toiro, ao cavalo e ao campino, sendo um forte elemento identitário, constitui-se como foco de grande atratividade turística da região.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]