
Associação para a Promoção do Desenvolvimento Rural do Ribatejo
Morada: Centro Nacional de Exposições, Quinta das Cegonhas, Apartado 513
2001-906 Santarém
Tel.: +351 243 333 894 (Chamada para a rede fixa nacional)
E-mail: aproder@aproder.pt
Site: www.aproder.pt
Território: Ribatejo
Área: 1.245,8 Km2
Habitantes: 100.230 hab.
Densidade populacional: 80,45 hab./km2
Ribatejo
O território de intervenção do GAL insere-se na região normalmente designada por Ribatejo. É composto pelos concelhos de Azambuja, Cartaxo, Rio Maior e Santarém (exceto o núcleo urbano).
Atravessado pelo rio Tejo, localizando-se entre Lisboa e Porto, goza de uma grande centralidade geográfica. De relevo pouco acentuado ou, muitas vezes, nulo, é abrigado a Oeste pelas serras de Aires, Candeeiros, Montejunto e Sintra, de grande importância em termos de flora e fauna.
De profunda matriz rural, o território apresenta excelentes condições de produtividade agrícola, dada a capacidade produtiva dos seus solos, existência de condições para regadio, estrutura fundiária favorável e grande acessibilidade e proximidade ao maior mercado do país. Entre as produções mais importantes estão o olival e a vinha. O Ribatejo é uma prestigiada região vitivinícola, que conta com inúmeros vinhos com Denominação de Origem Controlada (DOC), que compõem a rica ementa gastronómica da região.
No domínio do património cultural, Santarém é considerada a “capital do Gótico”, merecendo também referência a riqueza do território ao nível da arte e arquitetura religiosa.
Elemento patrimonial ímpar são as Marinhas do Sal, salinas naturais de Rio Maior, classificadas como Imóvel de Interesse Público. Do poço brota água, sete vezes mais salgada que a água do mar, e que abastece os 400 talhos, ou compartimentos, e os 70 esgoteiros, que ocupam 21.865 m2.
A forte tradição do território ligada ao toiro, ao cavalo e ao campino, sendo um forte elemento identitário, constitui-se como foco de grande atratividade turística da região.
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]