2026-10-26
A Beira Douro tem a decorrer um concurso no âmbito da intervenção D.1.1.1.1 – Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola, integrada na medida do Desenvolvimento Local de Base Comunitária do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC no Continente).
Com uma dotação orçamental de 569.084,84 euros, este apoio visa incentivar a modernização das explorações agrícolas, reforçar a sua capacidade produtiva e melhorar a viabilidade económica das atividades agrícolas da região.
O concurso destina-se a pessoas singulares ou coletivas que exerçam atividade agrícola nos concelhos de Armamar, Lamego, Moimenta da Beira, Penedono, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço e Tarouca.
Através desta intervenção, pretende-se apoiar investimentos que contribuam para aumentar a eficiência das explorações, melhorar as condições de produção e reforçar a competitividade do setor agrícola, promovendo simultaneamente a sustentabilidade e a valorização dos recursos locais.
Esta medida representa uma oportunidade para os agricultores investirem no desenvolvimento das suas explorações, contribuindo para a dinamização da economia rural e para a valorização da agricultura enquanto atividade essencial ao desenvolvimento do território.
Os interessados deverão consultar o aviso de abertura de candidaturas para conhecer as condições de acesso, as despesas elegíveis e os procedimentos necessários à submissão das candidaturas.
Diversificação de atividades económicasDurante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. |
Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locaisA estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas. |
Floresta multifuncional e sustentabilidade territorialA floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. |
Agricultura familiar e agroecologiaCada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]