Apoio aos Empreendedores em Meio Rural Norte

2017-01-25

I12898-IMAGEM1.JPG

Aceitam-se inscrições na grande rede regional de negócios de empreendedores, micro e pequenos empresários em busca de apoio técnico especializado à criação, estruturação e dinamização dos seus projetos, à resolução de pormenores técnicos específicos, nos processos de licenciamento ou ainda na identificação de fontes de financiamento. Basta, para isso, aceder à página do projeto EMER-N – Empreendedorismo em Meio Rural na região Norte e preencher o formulário online.

Em primeira e última análise, o projeto visa o reforço da competitividade das PME, a valorização e promoção das economias locais, a revitalização do conhecimento e dos saberes locais e regionais, contribuindo assim para a fixação da população local.

Os princípios metodológicos do projeto assentam numa metodologia direcionada para a resolução de problemas e num acompanhamento permanente, através da figura de um mentor/facilitador conhecedor do território e da rede institucional. Além disso, o EMER-N tem a faculdade de aceder a competências instaladas no território, a consultoria especializada de investigadores de instituições de ensino superior e a uma rede institucional de apoio ao empreendedor, constituída pelos principais atores associativos regionais.

O EMER-N abrange 85 municípios da região Norte e tem como beneficiários do projeto duas associações empresariais – In.Cubo/ACIBTM e IET – Instituto Empresarial do Tâmega, três instituições de ensino superior – UTAD, Institutos Politécnicos de Viana do Castelo e de Bragança, e nada mais, nada menos que dez associações de desenvolvimento local (ADL) da região Norte – ADER-SOUSA, ADRAT, ADRIMAG, ADRIMINHO, ADRITEM, ATAHCA, CORANE, DESTEQUE, DOLMEN e DOURO SUPERIOR.

Entretanto oito associações supramunicipais – CIM Douro, CIM Terras de Trás-os-Montes, CIM Alto Tâmega, CIM Ave, CIM Alto Minho, CIM Tâmega e Sousa e a Área Metropolitana do Porto – juntaram-se ao projeto.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]