ALENTEJO XXI

Associação de Desenvolvimento Integrado do Meio Rural

 

Morada: Rua da Misericórdia, n.º 10

7800-285 Beja

Tel.: +351 284 318 395 (Chamada para a rede fixa nacional)

E-mail: geral@alentejoxxi.com

Site: www.alentejoxxi.pt

 

Território: Alentejo

Área: 2.042 Km2

Habitantes: 46.426 hab.

Densidade populacional: 22 hab./km2

I10431-ALENTEJOXXXI.JPG 

Alentejo

O território do GAL PRO-RURAL estende-se em pleno coração da planície alentejana – abrangendo os concelhos de Aljustrel, Castro Verde, Beja, Mértola e Vidigueira – constituindo-se como um olhar sobre o azul infinito dos nossos horizontes.

Com uma vasta riqueza histórica, cultural, patrimonial e gastronómica, o território oferece um imenso olhar sobre a natureza, onde há muito para descobrir… A variedade de solos com diferentes aptidões agrícolas é um dos pontos fortes da região, apelidada no passado de “celeiro de Portugal”. Atualmente, devido a grandes empreendimentos na região, como a barragem de Alqueva, o setor encontra-se em transformação, não só no que toca à forma de utilização do solo, como à própria tipologia de culturas a produzir.

O turismo apresenta-se também como uma área económica com crescente importância, registando-se um número cada vez maior de alojamentos turísticos.

O território dispõe de uma forte componente histórica alicerçada nas fortes presenças de vários povos nestas paragens, desde os romanos, aos árabes todos por aqui passaram e foram deixando marcas da sua presença.

A sabedoria do povo alentejano faz dele impar na sua mestria em se relacionar com a natureza quer na cultura, quer na gastronomia. A forma como os camponeses enfrentavam cantando as árduas tarefas do trabalho duro dos campos, faz desta gente verdadeiros heróis nas suas longas jornadas de trabalho ao rigor do tempo. Sendo o cante alentejano aquilo que define e identifica a alma e a autenticidade da cultura deste povo, é a maneira mais sublime que o Alentejo tem de se mostrar ao mundo, de tal forma existe essa forte comunhão entre o alentejano e a terra, no trabalho, no sustento que ele canta desta maneira e tão profundamente os seus sentimentos de pertença à terra.






[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]