2017-11-15
O Comité Económico e Social Europeu (CESE) convidou a Comissão e os Estados-Membros a desenvolverem novos programas de apoio suficientemente flexíveis e eficientes, capazes de se ajustar à variedade de necessidades das zonas rurais europeias, com vista a aumentar a autonomia das aldeias e das pequenas cidades. O parecer adotado na última sessão plenária do CESE, a 18 de outubro, “As aldeias e as pequenas cidades como catalisadoras do desenvolvimento rural” reflete a opinião do CESE quanto ao dever de revitalizar das zonas rurais europeias.
Face aos desafios do século XXI, as zonas rurais, e nomeadamente as comunidades locais, devem participar mais e serem mais associadas ao desenvolvimento económico e sustentável do território. Nesse sentido, apontam-se três grandes áreas de trabalho nas quais importa investir e apoiar intervenções – infraestruturas inteligentes, parcerias urbano-rurais, associação dos cidadãos à tomada de decisão e a valorização de exemplos positivos.
Preconizam-se assim:
Vale a pena referir que, entre outras recomendações pertinentes, o CESE aconselha que: “A iniciativa LEADER e os Grupos de Ação Local devem ser plenamente apoiados nos seus esforços para promover o desenvolvimento local, incentivando a criação e o crescimento quer de empresas privadas, quer de organizações sem fins lucrativos, bem como para garantir um espírito comunitário empenhado e solidário. Após o reforço da cooperação, estes esforços poderiam ser alargados através do instrumento do desenvolvimento local de base comunitária.”
O Parecer “Aldeias e pequenas cidades como catalisadores do desenvolvimento rural: desafios e oportunidades” encontra-se em anexo.
Agenda |
| "Advisinar" internacional COREnet sobre infraestruturas e equipamentos partilhados |
2026-02-16, Iniciativa online |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]