Aldeias e pequenas cidades como catalisadores do desenvolvimento rural

2017-11-15

O Comité Económico e Social Europeu (CESE) convidou a Comissão e os Estados-Membros a desenvolverem novos programas de apoio suficientemente flexíveis e eficientes, capazes de se ajustar à variedade de necessidades das zonas rurais europeias, com vista a aumentar a autonomia das aldeias e das pequenas cidades. O parecer adotado na última sessão plenária do CESE, a 18 de outubro, “As aldeias e as pequenas cidades como catalisadoras do desenvolvimento rural” reflete a opinião do CESE quanto ao dever de revitalizar das zonas rurais europeias.

Face aos desafios do século XXI, as zonas rurais, e nomeadamente as comunidades locais, devem participar mais e serem mais associadas ao desenvolvimento económico e sustentável do território. Nesse sentido, apontam-se três grandes áreas de trabalho nas quais importa investir e apoiar intervenções – infraestruturas inteligentes, parcerias urbano-rurais, associação dos cidadãos à tomada de decisão e a valorização de exemplos positivos.

Preconizam-se assim:

  • Infraestruturas adaptadas, como serviços de banda larga rápida e uma rede de transportes moderna;
  • Cooperação entre aldeias e zonas rurais nos setores do agro-turismo e do turismo rural, das atividades ligadas à saúde e da cadeia de aprovisionamento alimentar, em benefício de todos;
  • Associação das populações locais à tomada de decisão, com destaque para as gerações mais jovens, cujas ideias devem ser ouvidas e apoiadas.

Vale a pena referir que, entre outras recomendações pertinentes, o CESE aconselha que: “A iniciativa LEADER e os Grupos de Ação Local devem ser plenamente apoiados nos seus esforços para promover o desenvolvimento local, incentivando a criação e o crescimento quer de empresas privadas, quer de organizações sem fins lucrativos, bem como para garantir um espírito comunitário empenhado e solidário. Após o reforço da cooperação, estes esforços poderiam ser alargados através do instrumento do desenvolvimento local de base comunitária.”

O Parecer “Aldeias e pequenas cidades como catalisadores do desenvolvimento rural: desafios e oportunidades” encontra-se em anexo.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]