Agricultores da Ilha de Santo Antão criam Associação Baloi D'Horta

2015-06-05

Perante uma assembleia constitutiva de quarenta pequenos agricultores locais, a comunidade agrícola de Santo Antão criou a 26 de Maio de 2015, na Ribeira Grande, a Associação de Produtores Baloi D’Horta (AP-BDH), após um longo processo de concertação e organização coletiva.

O Baloi D’Horta foi um projeto que decorreu entre 2012 e 2015, e resulta da parceria entre a ONGD MONTE e o Conselho Regional de Parceiros de Santo Antão, com o cofinanciamento da União Europeia – Delegação em Cabo Verde, no âmbito do Programa para Atores Não Estatais e Autoridades Locais no Desenvolvimento e pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua.

Com um envolvimento permanente de cinco comunidades rurais da Ilha de Santo Antão e um conjunto alargado de parceiros locais, o resultado atingido constitui o ponto de partida para a sustentabilidade da iniciativa Baloi D’Horta, local onde todo o processo se desenvolveu. A partilha de experiências entre os produtores, o reforço de competências, e a participação de especialistas nas áreas da produção e comercialização de produtos hortofrutícolas, lançaram novos desafios a estes agricultores, na sua maioria jovens locais, que sempre mostraram uma enorme vontade em crescer e desenvolver em conjunto novas formas para o progresso dos seus negócios agrícolas.

A criação da Associação segue esta visão e tem como objetivo o desenvolvimento sustentável da agricultura e de todas as atividades do meio rural, assim como a defesa dos interesses dos associados enquanto produtores agropecuários da ilha de Santo Antão, instrumento fundamental para o reforço dos rendimentos familiares das comunidades envolvidas.

I12262-BALOIX1.JPG


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]