ADRUSE cumpre "missão" de jovens empreendedores

2012-09-19

2012

Barcelona e Lisboa foram as cidades que receberam as «Missões Empreendedoras» dos alunos vencedores do Concurso de Ideias promovido pela ADRUSE, no âmbito do projeto «Os Jovens da Serra da Estrela a Caminho do Empreendedorismo».

A «Missão Empreendedora a Barcelona», entre 5 e 8 de setembro, integrou o grupo de alunos da Escola EB 2,3/S de Fornos de Algodres que com a ideia do «Pão com Urtiga» foi o grande vencedor do Concurso de Ideias supramunicipal.

Ao longo de quatro dias, os jovens empreendedores visitaram a capital da Catalunha onde tiveram oportunidade de conhecer diferentes realidades empreendedoras e partilhar experiências, conciliando as vertentes lúdicas, culturais e pedagógicas.

As visitas à incubadora de empresas TechNova Barcelona, da Universidade La Salle, e à Barcelona Activa permitiram o contacto próximo e direto com empreendedores, demonstrando na prática as oportunidades e as mais-valias do empreendedorismo.

Os vencedores dos concursos de ideias realizados a nível municipal -

nos cinco concelhos do território de intervenção da ADRUSE (Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Manteigas e Seia) - integraram a "Missão Empreendedora a Lisboa", de 29 a 31 de agosto.

Os alunos da Escola Secundária de Seia, do Externato Nossa Senhora de Fátima de Manteigas e ainda do Instituto de Gouveia - Escola Profissional partilharam as ideias e as oportunidades de jovens empreendedores alojados no Lx Factory e visitaram a Agência DNA Cascais.

Os jovens tiveram ainda a oportunidade de visitar locias emblemáticos da cidade espanhola e da capital portuguesa, podendo assim conviver e estreitar laços de amizade.

Através destas iniciativas, a ADRUSE - Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela permitiu que os jovens do território partilhassem vivências e experiências de gente que acredita que «nada é impossível até ser feito».

Artigo relacionado

ADRUSE anima projeto de empreendedorismo jovem na Serra da Estrela


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]