2012-09-19

2012
Barcelona e Lisboa foram as cidades que receberam as «Missões Empreendedoras» dos alunos vencedores do Concurso de Ideias promovido pela ADRUSE, no âmbito do projeto «Os Jovens da Serra da Estrela a Caminho do Empreendedorismo».
A «Missão Empreendedora a Barcelona», entre 5 e 8 de setembro, integrou o grupo de alunos da Escola EB 2,3/S de Fornos de Algodres que com a ideia do «Pão com Urtiga» foi o grande vencedor do Concurso de Ideias supramunicipal.
Ao longo de quatro dias, os jovens empreendedores visitaram a capital da Catalunha onde tiveram oportunidade de conhecer diferentes realidades empreendedoras e partilhar experiências, conciliando as vertentes lúdicas, culturais e pedagógicas.
As visitas à incubadora de empresas TechNova Barcelona, da Universidade La Salle, e à Barcelona Activa permitiram o contacto próximo e direto com empreendedores, demonstrando na prática as oportunidades e as mais-valias do empreendedorismo.
Os vencedores dos concursos de ideias realizados a nível municipal -
nos cinco concelhos do território de intervenção da ADRUSE (Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Manteigas e Seia) - integraram a "Missão Empreendedora a Lisboa", de 29 a 31 de agosto.
Os alunos da Escola Secundária de Seia, do Externato Nossa Senhora de Fátima de Manteigas e ainda do Instituto de Gouveia - Escola Profissional partilharam as ideias e as oportunidades de jovens empreendedores alojados no Lx Factory e visitaram a Agência DNA Cascais.
Os jovens tiveram ainda a oportunidade de visitar locias emblemáticos da cidade espanhola e da capital portuguesa, podendo assim conviver e estreitar laços de amizade.
Através destas iniciativas, a ADRUSE - Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela permitiu que os jovens do território partilhassem vivências e experiências de gente que acredita que «nada é impossível até ser feito».

Artigo relacionado
ADRUSE anima projeto de empreendedorismo jovem na Serra da Estrela
Diversificação de atividades económicasDurante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. |
Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locaisA estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas. |
Floresta multifuncional e sustentabilidade territorialA floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. |
Agricultura familiar e agroecologiaCada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]