ADL juntam-se para evitar dificuldades na implementação dos novos fundos comunitários

2015-02-06

Atendendo à importância de dar continuidade aos processos de desenvolvimento em curso, as Associações de Desenvolvimento Local (ADL) estão a preparar a assinatura de acordos de parceria entre elas, organizando-se regionalmente na defesa de um modelo de intervenção que tem dados excelentes resultados.

Esta iniciativa surge por as ADL constatarem que o processo de transição para o novo período de programação de fundos comunitários está a colocar em risco o trabalho de desenvolvimento rural que têm realizado com sucesso, e que só no último período de programação resultou na criação de 7300 empregos, mobilizando o investimento de 820 milhões de euros nas zonas rurais.

I12143-IMGX4808.JPG

Em declarações à Lusa, Regina Lopes, Presidente da Federação MINHA TERRA, explicou que o facto de o Desenvolvimento Local de Base Comunitária, até aqui financiado pelo programa LEADER, gerido pelo Ministério da Agricultura, ter passado a depender de várias entidades, incluindo as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), “adensou o processo negocial”, por estarem em jogo “muitas sensibilidades” e “desconhecimento”, provocando atrasos que podem comprometer as dinâmicas criadas nos territórios.

A Presidente da MINHA TERRA explicou à Lusa recear que a desarticulação entre os vários responsáveis pelos fundos deixe áreas “a descoberto”, nomeadamente ao nível do apoio ao associativismo, únicas estruturas que se ocupam nos territórios rurais do lazer, da cultura e do desporto. Também a dimensão do envelope financeiro previsto oferece preocupação, uma vez que os fundos previstos “são manifestamente insuficientes para o que é historicamente a intervenção” realizada nos territórios rurais, por exemplo, no que respeita ao apoio às empresas, adiantou.

Os acordos de parceria das ADL da Região Centro e da Região Norte serão formalizados nos próximos dias, estando as ADL das restantes regiões a ultimar a preparação das suas ações concertadas.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Evento de encerramento do projeto "Encosta Viva"

2022-10-05, Urbanização Encosta da Barata, Abrantes

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]