2015-07-03
Representantes das 47 Associações de Desenvolvimento Local (ADL) de Portugal Continental federadas na Minha Terra reuniram-se a 2 de julho, em Fátima para analisar e debater os desafios do Desenvolvimento Local de Base Comunitária no horizonte de 2020.
No período da manhã, os trabalhos centraram-se numa reflexão participada sobre a estruturação e respostas a encontrar no seio do movimento associativo das ADL e ainda sobre alguns aspetos pendentes relativamente ao encerramento do período de programação que agora termina [2007 - 2013], em particular a Abordagem LEADER no PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural do Continente).
À tarde, contando com a participação de outras entidades qualificadas para responder ao convite para apresentação de candidaturas para a selecção das Estratégias de Desenvolvimento Local (EDL e reconhecimento dos Grupos de Ação Local (GAL), os participantes realizaram uma análise critica deste processo de candidatura com destaque para limitações de ordem metodológica e orçamental e para a necessidade de aprofundamento do trabalho já realizado pelas parcerias locais durante a fase de pré-qualificação.
Por fim, os cerca de 80 participantes, identificaram linhas de ação que beneficiam de trabalho em comum, com destaque para as temáticas e pistas para estabelecimento de projectos em cooperação, enquanto ferramenta de apoio à implementação das EDL, uma vez que permite encontrar soluções para ultrapassar dificuldades dos territórios a vários níveis.
Diversificação de atividades económicasDurante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. |
Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locaisA estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas. |
Floresta multifuncional e sustentabilidade territorialA floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. |
Agricultura familiar e agroecologiaCada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]