ADL, ADRIMAG e LEADEROESTE na Fruit Logistica

2012-02-16

2012

A presença conjunta dos GAL no espaço Portugal Fresh, numa ação de apoio a organizações dos seus territórios - enquadrada na cooperação LEADER -, superou todas as expectativas.

A participação da ADL - Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano, ADRIMAG - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro Arada e Gralheira e LEADEROESTE - Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural do Oeste na Fruit Logistica 2012, que decorreu de 8 a 10 de fevereiro, em Berlim, deu seguimento às ações do projeto de cooperação «Missão Hortofrutícola», no âmbito da Medida 3.4 LEADER do PRODER.

De encontro aos objetivos do projeto, os GAL apoiaram organizações de fileira relevantes nos seus territórios, através da Associação de Horticultores do Sudoeste Alentejano (ASA), da Mirtilusa, da Associação de Produtores de Pera Rocha (ANP) e da Associação Interprofissional de Horticultura (AIHO).

Para a parceria, «o objetivo foi plenamente atingido», «superando as melhores expetativas», «tendo sido realizados centenas de contactos das mais diversas proveniências». As organizações apoiadas pelos GAL manifestaram o interesse em participar em futuras edições, «uma vez que o efeito de alavancagem do apoio prestado pelos GAL foi considerado indispensável no sucesso da mesma».

Os GAL integraram a presença portuguesa no certame - uma das maiores feiras do setor das frutas e legumes - no espaço da Portugal Fresh - Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal (entidade organizadora).

Este ano, Portugal reforçou a presença em Berlim, com a participação de 35 empresas em 22 stands, conquistando um espaço de 342 m2, numa localização mais favorável, junto do stand do Brasil.

O programa do stand coletivo de Portugal na Fruit Logistica incluiu a visita oficial da ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Assunção Cristas, que anunciou que as exportações de frutas e legumes cresceram 10 por cento nos últimos dois anos, devendo atingir este ano os mil milhões de euros, valores que demonstram o «dinamismo do setor».

A ministra acrescentou ainda que «está a ser elaborado um roteiro para a internacionalização e a afirmação de Portugal, nomeadamente em mercados novos» que deverá ser conhecido no final de março.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]