2015-06-30
Através do projeto “Capacitar para Integrar”, a ADIBER, com o apoio do Alto Comissariado para as Migrações (Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros), pretende dotar as organizações locais de competências e condições facilitadoras da integração dos membros da comunidade estrangeira que se pretendem fixar no Concelho de Góis.
Sendo uma realidade crescente no território torna-se importante capacitar o Concelho com instrumentos e modelos de intervenção que respondam às necessidades destes novos residentes, que apresentam um desconhecimento do modo de funcionamento dos organismos nacionais e das dinâmicas instaladas.
Como forma de ultrapassar esta lacuna, a parceria local envolvida no projeto, que integra um vasto conjunto de Entidades e Organismos públicos e privados do Concelho de Góis, participou ativamente na elaboração de um documento - o Guia para a Integração - um instrumento em formato digital que pretende ser informativo e orientador, facilitando a inclusão plena da comunidade estrangeira.
A divulgação do documento decorreu durante o seminário de encerramento do projeto, sob o tema “Acolhimento e Integração: Mecanismos de Atuação”, num contexto de procura de soluções inovadoras para contrariar o processo de despovoamento e envelhecimento do território.
Na sessão de abertura, Miguel Ventura referiu que os imigrantes devem ser encarados como um importante recurso, vindo o projeto otimizar o seu acolhimento, incentivando-as a ter uma participação cívica mais ativa.
Maria de Lurdes Castanheira, Presidente da Câmara Municipal, referiu ser fundamental reforçar a imagem de Góis como um território mais igualitário, justo e inclusivo, onde todos os residentes, nacionais ou estrangeiros, se envolvam e responsabilizem pelo seu desenvolvimento.
Na sessão estiveram ainda presentes a Diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional do Pinhal Interior Norte, Fernanda Dias, e a Subdiretora Regional do SEF, Olinda Chaves, tendo algumas pessoas da comunidade estrangeira partilhado vivências e motivações para se fixarem em Góis.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
Agenda |
3.ª Feira de Inovação Agrícola do Fundão |
2024-10-10 a 2024-10-13, Fundão |
Seminário "Dia Mundial da Alimentação - Direito aos alimentos para uma vida e um futuro melhores" |
2024-10-16, Auditório do Patacão, CCDR Algarve - Faro |
Conferência "Alterações Climáticas: que desafios se nos colocam nas próximas décadas?" |
2024-10-24, Sociedade de Geografia de Lisboa |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]