ADELIAÇOR leva projecto «Animar o Ocidente» ao Corvo

Jul. 2006

Dando continuidade ao projecto iniciado em 2003, na ilha do Faial e que decorreu em todas as ilhas da Zona de Intervenção da ADELIAÇOR - São Jorge, Pico, Faial, e Flores, a ADELIAÇOR está a promover, o encontro denominado Animar o Ocidente - Ilha do Corvo. Este encontro tem como objectivo principal dar a conhecer às forças-vivas das freguesias rurais novas formas de animar as localidades e a população através da dinamização de eventos.

O grupo de trabalho, composto na sua maioria por mulheres, conta com um total de 20 participantes, com idades compreendidas entre os 16 e os 56 anos, sendo pessoas que de alguma forma colaboram com a organização de eventos na sua freguesia.

A realização de um diagnóstico das necessidades da população permitiu a estruturação dos módulos que compõem o encontro, ficando organizado da seguinte forma: Animação para o Desenvolvimento, com Helena Recto, formadora da área da Animação Sócio-Cultural; Planeamento de Projectos, com Jorge Coelho, coordenador técnico da Associação AL1ENDE e Secretariado e Informática, na vertente de organização de eventos, com o formador Miguel Romão, formador na área da informática.

Durante os seis dias do encontro, os conteúdos abordados permitiram aos participantes adquirir noções básicas para a organização de eventos como também despertar a importância do desenvolvimento de projectos, quer sejam de carácter cultural (seminários, colóquios, formações) ou desportivo. Serviu igualmente como impulso de modo a incentivar a elaboração de projectos sociais e culturais.

Este encontro terminará com um jantar de encerramento e entrega de certificados de participação onde estarão presentes os participantes, formadores, o presidente da edilidade local c a equipa técnica c directiva da ADELIAÇOR. Este projecto é co-financiado pelo Programa de Iniciativa Comunitária LEADER+.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Roda de Diálogo para a Alimentação

2022-09-15 a 2022-09-29, Eventos online

Formação Prática em Planeamento Holístico e Planos de Pastoreio

2022-09-29 a 2022-09-30, Salão da Junta de Freguesia de Mértola

Iniciativa "Há Festa na Aldeia" está de regresso à aldeia de Ul

2022-10-01 a 2022-10-02, Ul, Oliveira de Azeméis

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]