ADDLAP promove ações de sensibilização ambiental

2012-05-26

Maio-junho 2012

Com a realização das ações, o projeto AARC - Atlantic Aquatic Resource Conservation, que pretende preservar os ecossistemas ribeirinhos na região do Dão, Lafões e Alto Paiva, entra numa fase decisiva.

As ações de sensibilização que a ADDLAP - Associação de Desenvolvimento do Dão, Lafões e Alto Paiva - um dos parceiros europeus do projeto - vai realizar junto das comunidades locais, em particular de alunos e professores das escolas da região, estão previstas de acordo com o seguinte calendário:

- 23 e 25 maio, Viseu | 9h30 Rio Paiva - Parque Linear; Rio Dão - Alcafache e Rio Vouga

- 28 maio e 11 junho, Vouzela | 14h15 Rio Alfusqueiro (Cambra) e Ribeira de Ribamá (Fataunços)

- 31 maio, São Pedro do Sul | 15h Auditório Rainha Dona Amélia - Termas de São Pedro do Sul

- 4 junho, Oliveira de Frades | 9h30 Rio Alfusqueiro

- 8 junho, Vila Nova de Paiva | 10h Rio Paiva - Lugar do Canal

Numa primeira fase do projeto, a Escola Superior Agrária de Viseu - que a par da Quercus colaboram na execução de algumas atividades do projeto - levou a cabo um trabalho de caracterização das comunidades aquáticas da bacia do Vouga e das sub-bacias do Paiva e do Dão e avaliação do grau de perturbação a que estão sujeitos os cursos de água na região.

À Quercus cabe a criação de uma rede de micro-reservas biológicas, edição de publicações relacionadas com a temática, nomeadamente um guião de exploração pedagógica para alunos das escolas, a colocação de painéis informativos em praias fluviais e a realização de um workshop temático sobre a gestão de sistemas fluviais em outubro.

O projeto AARC - Atlantic Aquatic Resource Conservation (Conservação dos Recursos Aquáticos do Atlântico), visando conceber e aplicar estratégias de gestão integrada de recursos hídricos, é desenvolvido por vários parceiros no Espaço Atlântico aplicando um modelo de Pagamento dos Serviços dos Ecossistemas, de acordo com as Recomendações do Millenium Ecosystem Assessment e da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).

Em Portugal um dos espaços a intervir é a bacia hidrográfica do Rio Vouga, na área coincidente com os cinco concelhos do território de intervenção da ADDLAP: Viseu, Vila Nova de Paiva, São Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades.

Nesta região pretende-se efetuar uma caracterização aquáticas da bacia do Vouga, em particular das populações de peixes e definir estratégias para a exploração dos recursos piscícolas, mediante a definição não só de programas de recuperação e valorização dos ecossistemas ribeirinhos, como também da reabilitação das populações piscícolas com interesse económico.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]