2011-04-29

A cerimónia de apresentação dos pratos da Bairrada, Tentúgal e Figueira da Foz pré-finalistas das 7 Maravilhas da Gastronomia, decorreu na passada quinta-feira, 28 de abril (2011), nos Claustros dos Paços do Concelho de Cantanhede.
Desde que foi lançada a iniciativa 7 Maravilhas da Gastronomia, a 7 de fevereiro, a AD ELO tomou a iniciativa de mobilizar os agentes locais a apresentar as suas receitas, tendo sido registadas a concurso várias especialidades regionais.
Quatro destas especialidades alcançaram o estatuto de pré-finalista, integrando a lista das 70 receitas/pratos revelados a 7 de abril:
- Sopa de Peixe da Figueira (categoria Sopas)
- Camarão da Costa da Figueira (categoria Marisco)
- Leitão da Bairrada (categoria Carnes)
- Pastel de Tentúgal (categoria Doces)

A promoção dos produtos locais, a valorização do saber-fazer, a dinamização do potencial turístico das zonas rurais - dimensões que sempre pautaram a intervenção da AD ELO - encontram neste envolvimento uma materialização concreta dos seus princípios de atuação.

O evento contou com a presença das confrarias associadas aos pratos em concurso e entidades locais, regionais e nacionais ligadas ao sector e à intervenção da AD ELO.
A 7 de maio vão ser reveladas as 21 finalistas das 7 Maravilhas da Gastronomia.
As 7 Maravilhas da Gastronomia serão conhecidas em setembro.
Diversificação de atividades económicasDurante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. |
Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locaisA estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas. |
Floresta multifuncional e sustentabilidade territorialA floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. |
Agricultura familiar e agroecologiaCada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]