A PAC no horizonte 2020: debate no Conselho Agricultura e Pescas

2011-02-23

O Conselho Agricultura e Pescas realizou um terceiro debate político sobre a Comunicação da Comissão: A PAC no horizonte 2020: Alimentação, recursos naturais e territoriais, centrado no desenvolvimento territorial equilibrado - o último dos três objectivos principais para a futura PAC identificados na Comunicação da Comissão.

Os Estados-membros concordaram que a manutenção de um desenvolvimento territorial equilibrado constitui um dos principais objectivos da futura PAC.

Muitas delegações observaram que a política de desenvolvimento rural permanece a mais importante política europeia nas áreas rurais mas que deve ser melhor coordenada com outras políticas, como a política regional ou os fundos de coesão. Além disso, a melhoria da economia rural deve ser baseada na diversificação, no desenvolvimento de mercados locais e noutras actividades relacionadas com a agricultura.

Se a vitalidade e o potencial das zonas rurais da UE depende da presença de um sector agrícola dinâmico e competitivo, algumas delegações salientaram a importância do contributo dos jovens agricultores para a renovação da população rural. Esses jovens empreendedores poderiam ser atraídos por melhores perspectivas de futuro, melhores infra-estruturas nas zonas rurais e incentivos à inovação.

A Presidência vai utilizar os resultados dos três debates sobre as políticas para preparar as conclusões do Conselho com o consenso das delegações para adopção, em Março de 2011.

PRESS RELEASE 3070ª Reunião do Conselho Agricultura e Pescas (2011.02.21)

6655/11 Versão provisória em inglês PRESSE 30 PR CO 7


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]