A inovação empresarial ao serviço da revitalização das zonas rurais

2017-04-11

A Rede Europeia de Desenvolvimento Rural tem vindo a desenvolver a reflexão em torno das ‘empresas rurais inteligentes e competitivas’. Nesse contexto, organizou um seminário no dia 30 de março, intitulado “Revitalizar zonas rurais através da Inovação Empresarial”, onde abordou a questão de como as empresas rurais – agrícolas ou não – podem inovar com vista a “criar condições favoráveis para uma prosperidade e vitalidade futura”? A ELARD participou neste seminário, na pessoa da sua presidente, Kristiina Tammets.

Procedeu-se à análise de um leque de políticas e instrumentos europeus dedicados à inovação empresarial, entre os quais a digitalização, a especialização inteligente e a inovação social. E apresentaram-se também práticas motivadoras de inovação empresarial rural, explorando-se como é que essas iniciativas poderiam ser apoiadas e alargadas através dos programas de desenvolvimento rural.

Para alimentar a reflexão e o debate, não faltaram as habituais oficinas, nomeadamente sobre Pólos digitais rurais; Aceleradores de empresas e outras medidas de apoio à mudança nos negócios rurais; Inovação social em zonas rurais; Extensão da inovação empresarial através do LEADER ou da Cooperação; Recurso a programas de desenvolvimento rural para implementar pacotes inteligentes dirigidos às empresas.

No cômputo geral da iniciativa, a presidente da ELARD destaca um conjunto de reflexões importantes:

  • As DG AGRI e REGIO identificam a abordagem ascendente como um elemento chave da renovação do quadro global dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) para o período 2020+;
  • No futuro, a Comissão quer ver os atores locais (empresas, comunidades, autarquias, etc.) a desempenharem um maior papel para ir ao encontro dos objetivos da Estratégia Agrícola Comum e da Estratégia Europeia para o Crescimento. Nesse sentido, a cooperação entre os diversos setores do desenvolvimento é considerada muito importante no futuro;
  • Todas as DG presentes (AGRI, REGIO, CONNECT, GROW) referiram o enorme potencial do LEADER/DLBC enquanto método que deu provas e com um grande potencial para o desenvolvimento rural no futuro;
  • Os Grupos de Ação Local (GAL) e Grupos Operacionais têm uma grande capacidade de envolver actores locais e através de atividades de animação fazer emergir inovação e cooperação que cruza sectores e fronteiras.

As apresentações feitas no seminário e nas oficinas estão disponíveis aqui.

O artigo produzido tem como fonte as informações da ELARD.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Evento de encerramento do projeto "Encosta Viva"

2022-10-05, Urbanização Encosta da Barata, Abrantes

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]