7 Maravilhas à Mesa de 2018

2017-11-16

O período de candidatura da sétima eleição realizada em Portugal pela organização 7 Maravilhas de Portugal começa a 17 de novembro. A edição de 2018 quer promover a experiência genuína de comer e beber a uma mesa portuguesa.

As candidaturas a concurso vão ser “mesas”, num conceito alargado, incluindo os pratos, os vinhos, o pão, o azeite ou os queijos de uma região, e também o que pode ser vivenciado, como um evento, uma adega, um lagar, um museu ou um percurso pedestre.

Cada região vai eleger sete patrimónios, que compreendem comidas, vinhos e uma escolha na área do turismo. Cada “Mesa de (nome do lugar, aldeia, vila, cidade, restaurante ou hotel)” candidata será composta por sete patrimónios à escolha, devendo obrigatoriamente incluir um património da cada categoria: Gastronomia; Vinho e Azeites; e Roteiro Turístico.

Como nos anos anteriores, o processo começa com a votação de um painel de especialistas numa lista de candidaturas até chegar a uma lista de 49 pré-finalistas, 7 de cada região. Ao longo do concurso, um Conselho Científico vai ser responsável pelo acompanhamento e supervisão e a PwC pela auditoria à contagem dos votos.

As candidaturas podem ser apresentadas por qualquer entidade, pública ou privada (incluindo restaurantes e unidades hoteleiras).

Este projeto conta com o alto patrocínio do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, da Secretaria de Estado do Turismo, e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e é desenvolvido em parceria com a Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

As candidaturas estão em abertas em 7maravilhas






[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]