3º Fórum de Cooperação LEADER

2011-09-06

16 e 17 de setembro 2011, Kozard, Hungria

Organizado pelo GAL húngaro Cserhatalja, em parceria com a Rede LEADER do Centro e Leste Europeu, a ELARD e o município de Kozard, integrado no 8º Festival de Fruta e Gastronomia Rural. Inscrições até 15 de setembro.

O programa contempla a apresentação de projetos sobre turismo, ecoturismo, rotas turísticas, rotas do vinho, gastronomia, produtos e mercados locais, entre outros.

No dia 17, no âmbito do 8º Festival de Fruta e Gastronomia Rural, os participantes são convidados para uma mostra e degustação de comida regional húngara, concertos de música e um jantar de despedida.

Mais informações e inscrições: info@cserhatalja.eu

Documentos Anexos:

Convite_Programa


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]