Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Opinião

Artigos de opinião sobre temáticas relevantes para o Desenvolvimento Local nos territórios rurais, publicados no Jornal Pessoas e Lugares.

Devido à localização, posição geográfica e relevo de Portugal continental, as caraterísticas biofísicas das suas zonas rurais são variadas, propiciando uma grande diversidade de sistemas agroflorestais, que se vai recriando em função de mudanças socioeconómicas e políticas.

Artigo de opinião publicado em Julho de 2015, no Jornal Pessoas e Lugares Nº 18.

 

Cooperação local na organização dos produtores rurais

por José Francisco Ferragolo da Veiga

As comunidades e os pequenos produtores rurais sempre foram conseguindo encontrar as práticas de cooperação e ajuda mútua e as formas de organização que melhor se ajustam ao seu funcionamento e às suas dinâmicas sociais e económicas.

Artigo de opinião publicado em Outubro de 2014, no Jornal Pessoas e Lugares Nº 17.

 

 

Uma breve retrospetiva das tendências recentes e das necessidades de intervenção dos territórios rurais evidencia o carácter limitativo das abordagens da política de desenvolvimento rural, sob enquadramento da Política Agrícola Comum, para promover o desenvolvimento destes territórios [...].

Artigo de opinião publicado em Julho de 2014, no Jornal Pessoas e Lugares Nº 16.

 

A inovação é por vezes definida como um processo de aprendizagem interactiva. A observação de organizações inovadoras sedeadas em meio rural, e dos respectivos processos de inovação, confirma a definição.

Artigo de opinião publicado em Julho de 2014, no Jornal Pessoas e Lugares Nº 15.

 

Os produtos tradicionais portugueses são, pela sua qualidade diferenciada e origem geográfica conhecida, instrumentos importantes para a valorização dos territórios de origem, dos quais muitas vezes captaram o próprio nome.

Artigo de opinião publicado em Abril de 2014, no Jornal Pessoas e Lugares Nº 14.

 

Estamos na fase final de preparação dos novos programas e medidas que hão de dar corpo à aplicação em Portugal de um novo ciclo de políticas comuns da União Europeia.

Artigo de opinião publicado em Fevereiro de 2014, no Jornal Pessoas e Lugares Nº 13.

 

Qualquer debate sobre desenvolvimento rural confronta-se com duas questões de fundo, uma relacionada com o próprio conceito de ‘rural’ e outra com a natureza das políticas ditas de desenvolvimento rural.

Artigo de opinião publicado em Fevereiro de 2014, no Jornal Pessoas e Lugares Nº 13.

 

São três os grandes objetivos identificados para a Política Agrícola Comum (PAC) para os próximos seis anos: a) garantir uma produção alimentar viável, b) a gestão sustentável dos recursos naturais tendo em conta as alterações climáticas; c) o desenvolvimento territorial equilibrado.

Artigo de opinião publicado em Maio de 2013, no Jornal Pessoas e Lugares Nº 11.

 

Entre a sustentabilidade e a fome

por Viriato Soromenho-Marques

A fonteira da pobreza tem avançado para Norte. Mesmo nos países desenvolvidos, aumenta em flecha o número de agregados familiares que depende de ajuda pública de emergência.

Artigo de opinião publicado em Março de 2013, no Jornal Pessoas e Lugares Nº 10.

 

O discurso da igualdade de oportunidades tornou-se hoje quase recorrente. De facto, torna-se cada vez mais difícil pensar uma sociedade moderna cujos alicerces não estejam claramente referenciados a dimensões que colocam todos os cidadãos em condições de igualdade perante as leis.

Artigo de opinião publicado em Dezembro de 2012, no Jornal Pessoas e Lugares Nº 9.

 

A ideia de modernidade foi sendo construída sobre a convicção generalizada da necessidade de garantir políticas públicas de educação e formação que possibilitassem a todas as pessoas a aquisição de saberes para o desempenho dos mais diversos papéis sociais.

Artigo de opinião publicado em Março de 2012, no Jornal Pessoas e Lugares Nº 5.

 

 

Qualquer agricultor, ao produzir alimentos ou outras matérias-primas a partir da natureza, impacta num vasto conjunto de realidades de carácter económico, social, ambiental, ecológico, energético e cultural; com repercussões, por exemplo, no emprego, biodiversidade, solo, água, emissão de gases com efeito de estufa, fixação de carbono, clima, eficiência energética, tipo de energia, fogos, paisagem, tradição...

Artigo de opinião publicado em Janeiro de 2012, no Jornal Pessoas e Lugares Nº 4.

 

Há rural depois da agricultura?

por Elisabete Figueiredo

Como referiu Fernando Oliveira Baptista num trabalho de 2006, o mundo rural em Portugal já não é predominantemente agrícola e, se ainda o é, é cada vez menos rural.

Artigo de opinião publicado em Janeiro de 2012, no Jornal Pessoas e Lugares Nº 4.

 

Os empreendedores têm jogado um papel preponderante na sociedade ao criarem novas empresas e novos negócios. A economia sem o seu contributo não seria a mesma.

Artigo de opinião publicado em Setembro de 2011, no Jornal Pessoas e Lugares Nº 2.

 

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4