Zethoven nos Jardins do Palácio de Belém

2012-05-29

1 de junho, Dia Mundial da Criança

O concerto do Zethoven em Lisboa vai ser interpretado por 180 crianças dos territórios dos parceiros do projeto de cooperação LEADER, acompanhadas pela Orquestra Clássica da Beira Interior.

O concerto, integrado nas comemorações do Dia Mundial da Criança, contando com o Alto Patrocínio do Presidente da República, está marcado para as 17h.

As 180 crianças oriundas dos concelhos de Almeida, Guarda, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, Mogadouro, Sabugal, Torre de Moncorvo, Trancoso, Vila Nova de Foz Côa, Barbezieux e Chalais, vão interpretar 14 peças infanto-popular (portuguesas e francesas), com arranjos e direção musical do maestro Luís Cipriano, acompanhadas pela Orquestra Clássica da Beira Interior.

Para além desta apresentação nos Jardins do Palácio de Belém, no Dia Mundial da Criança, estão previstos vários concertos nos territórios dos parceiros do projeto de cooperação LEADER Zethoven.

O concerto inaugural aconteceu no passado dia 3 de março, na Sé da Guarda, e foi um êxito, contando com a presença de mais de 600 espetadores. No dia anterior, as crianças participaram na gravação do CD Zethoven, pela primeira vez cantado em português e francês.

Promover o contacto de crianças do interior com uma orquestra clássica, ajudar a desenvolver o gosto pela música e proporcionar o intercâmbio cultural entre crianças de dois países são os objetivos deste projeto de cooperação transnacional LEADER entre os GAL Douro Superior, Pró-Raia e Raia Histórica (Portugal) e Pays Sud Charente (França).

O projeto, com a duração de 15 meses, prevê um investimento na ordem dos 50 mil euros por GAL; envolve nove municípios portugueses e respetivos agrupamentos escolares e dois municípios franceses, num total de 271 participantes.

Saiba mais na página do projeto no Facebook, aqui.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]