XV Feira do Mel e da Castanha da Lousã

Nov. 2004

6 e 7 de Novembro 2004

Pavilhão de Esposições

Em 6 e 7 de Novembro 2004 teve lugar a 15ª edição da Feira do Mel e da Castanha da Lousã.

Organizada pela Câmara Municipal da Lousã e pela LOUSAMEL - Cooperativa Agrícola dos Produtores de Mel da Lousã e Concelhos Limítrofes, C. R. L., e com o apoio da Região de Turismo do Centro e da Direcção Regional de Agricultura da Beira Litoral, esta Feira teve lugar no Pavilhão Municipal de Exposições da Lousã.

Destinada a promover o Mel Serra da Lousã, produto Certificado e D.O.P., bem como os Produtos Endógenos desta região, pelo que esteve presente mel (apenas apicultores cujo mel esteja certificado), castanha, noz e avelã (produtos próprios deste tipo de flora) e produtos associados e/ou transformados (licor de mel, aguardente de mel, vinagre de mel, velas de cera de abelha, cremes e sabonetes a partir de mel, geleia real, pólen, própolis, compotas e doces, licores, doçaria e culinária diversa relacionada com estes produtos).

Presentes também alguns estabelecimentos de ensino do concelho com representações imaginativas desta quadra, bem como ateliers de artes plásticas com trabalhos das crianças relativos à castanha, ao mel, à floresta e à Serra da Lousã e ao ambiente.

As tasquinhas típicas presentes e alguns dos stands proporcionam ao visitante a oportunidade de comer castanha assada acompanhada por água pé ou geropiga, mas também a enorme variedade gastronómica associada, com destaque para a doçaria com mel e castanha.

Presentes também alguns artesãos com artesanato associado (o latoeiro/funileiro e o oleiro com os recipientes próprios para assar a castanha ao lume, o tanoeiro com os pipinhos para a aguardente e a água pé e o cesteiro com os poceiros para ir à castanha à Serra) e ainda alguns outros produtos endógenos desta zona e que importa encorajar (as ervas aromáticas e plantas medicinais, o queijo de cabra do Rabaçal e o vinho de Penela - embora da Serra do Sicó, estão dentro da área geográfica da Denominação de Origem Protegida deste mel).

Embora seja uma Feira, essencialmente, de Mel e Castanha, acarinham-se estes produtos naturais de toda esta região, fazendo deste evento uma grande manifestação das nossas potencialidades endógenas, divulgando todos estes produtos e dando alguma força a todos estes pequenos produtores.

PROGRAMA

6 de Novembro de 2004 - Sábado

09h30 - Abertura da Feira

13h00 - Encerramento

15h00 - Reabertura da Feira

16h00 - Inauguração da Feira

16h30 - Actuação do Rancho Folclórico «Estrelinhas», da Ponte do Areal

21h30 - Actuação do Grupo de Cantares das Gândaras

24h00 - Encerramento

7 de Novembro de 2004 - Domingo

14h00 - Abertura da Feira

15h00 - Actuação do Rancho Folclórico do Centro Social da Godinhela, Miranda do Corvo

17h30 - Actuação e Magusto Tradicional Popular, pelo Rancho Folclórico «Estrelas», da Ponte do Areal (oferecido pela C. M. Lousã à população)

21h00 - Encerramento da Feira

Durante a Feira funcionarão duas Tasquinhas Típicas: da Associação Recreativa e Cultural das Gândaras e do Rancho Folclórico do Centro Social da Godinhela (Miranda do Corvo). Também será feita oferta, aos visitantes, de Castanheiros e outras espécies da flora da Serra da Lousa, pelos serviços da Direcção Regional de Agricultura da Beira Litoral / Agrupamento de Zonas Agrárias do Pinhal e Beira Serra.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]