2025-06-18
A PortugalFoods vai organizar, em parceria com a CCDR Norte - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e o INL - International Iberian Nanotechnology Laboratory, no âmbito do projeto europeu Frontsh1p, um evento dedicado ao tema “Soberania Alimentar, Circularidade na Alimentação”.
A iniciativa terá lugar no dia 25 de junho, no auditório da CCDR Norte, no Porto (Rua Rainha D. Estefânia, 251 | 4150-304 Porto), no período da manhã.
O Grupo de Ação Local ATAHCA participará no painel de debate "Transição alimentar: da produção às compras públicas, do consumo à educação".
O programa completo está disponível em anexo.
Documentos Anexos:
Diversificação de atividades económicasDurante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. |
Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locaisA estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas. |
Floresta multifuncional e sustentabilidade territorialA floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. |
Agricultura familiar e agroecologiaCada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]