Webinário da iniciativa “MANIFesta em ação” discutiu respostas à crise socioecológica

2020-07-13

Decorreu no passado dia 26 de junho o segundo webinário da série “MANIFesta em ação”. Os cerca de 80 participantes tiveram a oportunidade de conhecer exemplos de iniciativas que se pautam pela inovação e transformação ecológica, económica e social e ainda apresentar e discutir propostas de políticas capazes de responder aos desafios socioecológicos que enfrentamos e que se avizinham.

Após uma breve introdução ao tema, por parte de Álvaro Fonseca, da Rede para o Decrescimento, iniciaram as apresentações. A primeira apresentação ficou a cargo de Inês Cosme, do Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade da Universidade Nova de Lisboa, que identificou as grandes ameaças do ser humano ao planeta. Seguiu-se Teresa Cunha, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra que criticou o atual sistema económico dominante, nomeadamente os seus efeitos na natureza, na distribuição da riqueza e nas relações entre as pessoas.

A apresentação de iniciativas/projetos, iniciou-se com Rita Antunes, que apresentou a Cooperativa Coopérnico, que tem como missão melhorar o modelo de abastecimento de energia elétrica, através de uma aposta em fontes de energia renováveis. A apresentação seguinte foi de Maurício Umann, que deu a conhecer o projeto “O Fojo Permacultura”, um espaço onde conhecimentos e técnicas tradicionais de cultivo são aliados a formas alternativas de produção, sustentáveis e seguidoras dos ciclos naturais do ecossistema. Ana Chhaganlal e Bert Ten Brinke apresentaram a Casa de Santa Isabel, uma IPSS na zona da Serra da Estrela onde são dadas respostas às necessidades de adolescentes e adultos com necessidades especiais, promovendo-se a vida em comunidade, a aprendizagem e a formação e o respeito pela natureza. Por fim, Joaquim Sampaio apresentou a associação “Famalicão em Transição”, que visa fomentar a resiliência e a transição ecológica e a sociocracia.

Seguiu-se um momento de trabalho partilhado, com os participantes divididos por grupos temáticos: Território, Igualdade, Ecologia e Democracia, com a discussão focada nas diferentes dimensões dos problemas socioecológicos e em propostas de políticas mais ou menos concretas. Foram sucintamente apresentados os resultados de cada grupo de trabalho.

A sessão terminou com uma breve intervenção de Carla Graça, da ZERO, que fez algumas considerações finais de síntese e de agradecimento aos oradores e participantes.

O webinário está disponível, caso não tenha tido oportunidade no próprio dia.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Evento de encerramento do projeto "Encosta Viva"

2022-10-05, Urbanização Encosta da Barata, Abrantes

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]