VIVER - Vidas e Veredas da Raia

2012-05-02

2012

Os territórios rurais e a crise é o tema da última edição da revista da ADRACES. A principal mensagem da VIVER n.º 19 é que os territórios rurais, se valorizados, contribuirão decisivamente para ultrapassar a crise.

«A crise é qualquer coisa constantemente definida e redefinida, «demasiadamente» explicada mas sempre, ou quase, por quem tem responsabilidades diretas e superlativas (responsabilidades indiretas temos todos nós) no seu processo de desenvolvimento, ou interesses privilegiados a defender em relação ao futuro». É assim, com estas exatas palavras, que Camilo Mortágua, o editor, inicia o seu texto sobre «Os territórios rurais e a crise?».

Chamando a atenção para o facto (é um facto) que as palavras e/ou os conceitos de ruralidade e rural, raramente, ou nunca, são associados, quer às causas, quer às possíveis soluções da crise.

«O rural», escreve, «só é lembrado e especificamente mencionado, quando o preço dos alimentos aumenta! Aí transforma-se num problema Central!».

E Camilo Mortágua «diz» mais? Na pág. 3, e mais adiante...

Nesta edição?

Conheça a história do professor de música que virou agricultor...

Do presidente da Junta de Freguesia de Lardosa que «Gostava de unir todos os agricultores e certificar a marca feijão frade da Lardosa».

Alberto Melo defende que «É possível viver na terra e da terra».

E o que pensam quatro jovens do território da ADRACES sobre o tema?

E muito mais...

A publicação, trimestral, com a chancela LEADER, encontra-se disponível no site da ADRACES - Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro-Sul.






[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]